Nesta segunda-feira (05/12) mais de 200 pessoas se concentraram em frente do consulado grego em Barcelona para pedir a liberdade de Lola Gutiérrez, presa desde o último 27 de novembro. Lá, foi entregue ao cônsul uma carta com milhares de assinaturas de apoio a nossa companheira. As assinaturas foram coletadas em menos de 24 horas.
O cônsul recebeu uma delegação de companheiros da CGT do Conselho na Deputação de Barcelona e da família de Lola, que lhe explicaram sobre a situação da nossa companheira e exigiram que ela fosse libertada e repatriada, o cônsul se comprometeu a levar nossos pedidos a embaixada grega.
Avaliamos e agradecemos a participação de companheiros e companheiras ao ato, tendo em conta a convocação em cima da hora.
Nossa companheira da CGT, Lola Gutiérrez, está presa na Grécia desde o último domingo, 27 de novembro, após a sua detenção no aeroporto de Atenas, acusada de ajudar um refugiado kurdo a fugir da guerra e, provavelmente, da morte.
Celebramos que haja pessoas que por seu envolvimento ativo ante a injustiça atuem efetivamente, arriscando sua própria vida e sua liberdade. Resulta que nossa companheira é dessas muitas pessoas solidárias e generosas que têm a coragem de enfrentar regimes repressivos como o grego, país no qual continua presa por ser considerada uma “inimiga do Estado” e só poderá sair em liberdade quando for extraditada e chegar em Barcelona.
Os acordos da União Europeia com a Turquia para que sirva de parapeito ante os imigrantes e o tratamento vexatório na Europa aos que fogem da fome, das guerras e da morte, não podem ter outra resposta que desobedecer todas as leis que impedem que as pessoas que procuram refúgio se salvem, por meio de ações que permitam ajudar a todos aqueles que querem seguir tendo um futuro.
Os ilegais e os delinquentes fazem parte dos governos dos países que prometeram ajuda e praticam a devolução imediata e o internamento de imigrantes. Todavia, nós ainda nos lembramos das fotos vergonhosas dos líderes europeus e suas promessas de ajuda aos refugiados.
Desde a CGT vamos seguir exigindo a liberdade de nossa companheira Lola Gutiérrez, a queremos em Barcelona JÁ, e não aceitamos desculpas de um governo grego “progressista” mas que encarcera os que são solidários com os menos favorecidos.
SER SOLIDÁRIA NÃO É UM DELITO
LIBERDADE PARA LOLA GUTIÉRREZ E DEMAIS PRESAS
QUE LUTAM CONTRA A INJUSTIÇA E PELA LIBERDADE
Mais infos: lolallibertat.wordpress.com
Carlos Navarro
CGT-Imprensa Barcelona
Fonte: http://rojoynegro.info/articulo/agitaci%C3%B3n/concentraci%C3%B3n-el-consulado-griego-barcelona
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
sol na varanda –
sombras ao entardecer
brincam de ciranda
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!