Nesta segunda-feira (05/12) mais de 200 pessoas se concentraram em frente do consulado grego em Barcelona para pedir a liberdade de Lola Gutiérrez, presa desde o último 27 de novembro. Lá, foi entregue ao cônsul uma carta com milhares de assinaturas de apoio a nossa companheira. As assinaturas foram coletadas em menos de 24 horas.
O cônsul recebeu uma delegação de companheiros da CGT do Conselho na Deputação de Barcelona e da família de Lola, que lhe explicaram sobre a situação da nossa companheira e exigiram que ela fosse libertada e repatriada, o cônsul se comprometeu a levar nossos pedidos a embaixada grega.
Avaliamos e agradecemos a participação de companheiros e companheiras ao ato, tendo em conta a convocação em cima da hora.
Nossa companheira da CGT, Lola Gutiérrez, está presa na Grécia desde o último domingo, 27 de novembro, após a sua detenção no aeroporto de Atenas, acusada de ajudar um refugiado kurdo a fugir da guerra e, provavelmente, da morte.
Celebramos que haja pessoas que por seu envolvimento ativo ante a injustiça atuem efetivamente, arriscando sua própria vida e sua liberdade. Resulta que nossa companheira é dessas muitas pessoas solidárias e generosas que têm a coragem de enfrentar regimes repressivos como o grego, país no qual continua presa por ser considerada uma “inimiga do Estado” e só poderá sair em liberdade quando for extraditada e chegar em Barcelona.
Os acordos da União Europeia com a Turquia para que sirva de parapeito ante os imigrantes e o tratamento vexatório na Europa aos que fogem da fome, das guerras e da morte, não podem ter outra resposta que desobedecer todas as leis que impedem que as pessoas que procuram refúgio se salvem, por meio de ações que permitam ajudar a todos aqueles que querem seguir tendo um futuro.
Os ilegais e os delinquentes fazem parte dos governos dos países que prometeram ajuda e praticam a devolução imediata e o internamento de imigrantes. Todavia, nós ainda nos lembramos das fotos vergonhosas dos líderes europeus e suas promessas de ajuda aos refugiados.
Desde a CGT vamos seguir exigindo a liberdade de nossa companheira Lola Gutiérrez, a queremos em Barcelona JÁ, e não aceitamos desculpas de um governo grego “progressista” mas que encarcera os que são solidários com os menos favorecidos.
SER SOLIDÁRIA NÃO É UM DELITO
LIBERDADE PARA LOLA GUTIÉRREZ E DEMAIS PRESAS
QUE LUTAM CONTRA A INJUSTIÇA E PELA LIBERDADE
Mais infos: lolallibertat.wordpress.com
Carlos Navarro
CGT-Imprensa Barcelona
Fonte: http://rojoynegro.info/articulo/agitaci%C3%B3n/concentraci%C3%B3n-el-consulado-griego-barcelona
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
sol na varanda –
sombras ao entardecer
brincam de ciranda
Carlos Seabra

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!