Por Gil Inoach Shawit¹
Em oito de dezembro do ano corrente se constituiu o Governo Autônomo do Povo Kandozi na comunidade nativa de Musa Karusha. Este povoado, junto de outros vizinhos, se dedicou por muito tempo a recompor seu território ancestral através da autodemarcação de sua possessão territorial.
Há um ano empreendeu um processo participativo para a elaboração de seu Estatuto que é a matriz de sua proposta e que estabelece regras para administrar seu território.
Finalmente na assembleia que se realizou nos dias sete e oito de dezembro, o povoado constituiu sua própria instituição denominada GOVERNO AUTÔNOMO DO POVO KANDOZI. Através de seu governo interno já começa a exercitar seu direito a livre determinação. Este não é outro que o direito do povo a decidir a forma como se propõe a desenvolver-se e sob que regras administrará seu território.
O primeiro povo indígena que se constituiu em governo autônomo no Peru foi o povo/nação Wampis em novembro de 2015. O povo Kandozi é o segundo povo que se constitui em governo autônomo e muito em breve também deverá ocorrer com o povo Chapra.
Dessa maneira, os povos indígenas amazônicos do Peru se organizam para defender e proteger a integridade de seu território porque sabem que se somente se limitam a proteger e defender seus espaços em nível de territórios comunais, terceiros podem se apropriar de seus territórios tradicionais ou ancestrais.
O primeiro governo eleito do Povo Kandozi recaiu na pessoa de Daniel Simón Kamarampi que ocupa o cargo de Uurkari (presidente).
[1] Gil Ionach Shawit é indígena do povo Awajum e foi presidente da Associação Inter-étnica de Desenvolvimento da Selva Peruana (AIDESEP) durante o período de 1996 a 2002.
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
as pálpebras da noite
fecham-se
sem ruído
Rogério Martins

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!