Você se locomove preferencialmente mais de bicicleta do que de carro; você evita comer carne; com alguns amigos você sonha morar no campo para viver de forma autossuficiente praticando jardinagem; você é revoltado(a) por conta da destruição da natureza que justifica o imperativo consumista e o produtivismo desenfreado, e você se engaja pessoalmente na luta contra todos os projetos que justificam essas lógicas: você é punk!! Ou quase isso…
O punk rock é uma formidável canal de ligação de criatividade e de energia artística que desdobra-se em múltiplos sub-gêneros. Mas é igualmente uma constelação de ideias e de práticas coletivas que formam desde os anos 1980 um poderoso movimento contestatório, principalmente no plano ecológico.
Este livro mostra que a contracultura punk, e em particular, sua corrente anarcopunk, tem tido, há mais de 30 anos, uma influência decisiva na difusão de representações e de modos de ação política e ambiental.
Do veganismo à permacultura, da defesa dos animais contra a indústria agroalimentar, à aquela da natureza frente à predação tecnoindustrial, da criação de zonas autônomas temporárias nas vilas à busca da autonomia coletiva no meio rural, os punks têm sabido detectar e se apropriar de forma antecipada de novas formas de resistência à ordem neoliberal triunfante. A extraordinária vitalidade de sua cena musical permitiu a circulação entre toda a juventude revolucion&aac ute;ria, e mesmo que uma parte de sua revolta parece ter sido absorvida pela cultura dominante, sua forma é talvez a mais radical luta hoje para inventar um outro mundo nas brechas do capitalismo.
Écopunk. Les punks, de la cause animale à l’écologie radicale
Preço: 12 €
Páginas: 220
Editora: Le Passager Clandestin
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
apaga a luz
antes de amanhecer
um vagalume
Alice Ruiz

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!