Paideia tem uma enorme coragem: manter esse navio da educação livre em meio da tempestade. As pessoas que se dedicam à educação sabem por experiência que o mais difícil, e por sua vez o mais valioso, é manter durante anos um projeto educativo. Dar continuidade a um sonho, mantê-lo à tona ainda quando os ventos não são favoráveis. Alguns tivemos a sorte de fazer perdurar um sonho uns meses, um curso escolar, ou, com sorte, durante cinco ou seis anos. Mas a nave de um projeto educativo rapidamente pode fazer água; não é fácil manter o compromisso coletivo, sobreviver às dificuldades econômicas ou manter o rumo sem se dobrar. A Escola Livre Paideia o conseguiu, graças à firmeza de suas educadoras/es, seu alunado, as famílias e uma parte desperta do movimento libertário.
Esta nova edição de Paideia. 25 anos de educação libertária, -que inclui como novidade, entre outras coisas, testemunhos dos que passaram pela escola – nos mostra com clareza o sopro que empurrou esse barco. Arrumemos, pois, as velas.
> Josefa Martín Luengo (Salamanca, 1944 – Ibídem, 1º de julho de 2009)
Nasceu em Salamanca, cidade na qual estuda Magistério e posteriormente Psicologia e Pedagogia, carreira que termina em 1972, a partir dessa data trabalha incansavelmente no campo educativo. Fruto desta experiência são seus livros “Fregenal de la Sierra”, una experiencia de escuela en libertad”, (uma experiência de escola em liberdade), publicado em 1978, “Intento de educación antiautoritaria y psicomotriz en preescolar”, (Tentativa de educação antiautoritária e psicomotora em pré-escola), publicado em 1 979; “Paideia una escuela libre”, (Paideia uma escola livre), publicado em 1985; “Desde nuestra escuela Paideia”, (Desde nossa escola Paideia), publicado em 1990 e “La escuela de la anarquía”, (A escola da anarquia), publicado em 1993. É autora, também, de inumeráveis artigos sobre educação, anarquismo e feminismo.
Paideia, 25 años de educación libertaria
(Paideia, 25 anos de educação libertária)
Manual teórico-prático
Josefa Martín Luengo
Fundación de Estudios Libertarios Anselmo Lorenzo
Madrid, 2016 (Herramientas, 2).
ISBN: 978-84-86864-94-1
553 págs. PVP: 17 euros
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Pensas que o poema vai
Ele chega a dizer:”hi”
Aí cai
Henrique Santos
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!