De Workers Solidarity Movement (Irlanda)
Solidariedade irlandesa com Umut Firat
Na quarta-feira, 1º de fevereiro, houve uma vigília solidária por Umut Firat em Dublin, Irlanda. Anarquistas e apoiadores da greve de fome de Umut se reuniram em frente à embaixada turca. O pessoal da embaixada turca saiu para zombar dos manifestantes. O pessoal da embaixada chamou a polícia para pedir aos manifestantes que retirassem uma faixa que estava amarrada à cerca da embaixada. A faixa dizia LIBERDADE UMUT! SOLIDARIEDADE DA IRLANDA. A polícia permaneceu até terminar a vigília.
Umut está em greve de fome faz 53 dias. Esteve encarcerado durante os últimos 23 anos. Está em greve de fome devido ao estado de emergência que o estado turco impôs desde a tentativa de golpe de estado em julho, e contra as duras condições da prisão, impostas pelo estado por causa disso.
Com o estado de emergência, pioraram as condições do cárcere para Umut, assim como para todos os presos políticos detidos na Turquia, alguns foram postos em isolamento, outros foram obrigados a entrar em celas pequenas, e não lhes permitem visitas em absoluto.
Estas táticas não são novas. Os Estados de todo o mundo utilizaram estas mesmas táticas para tratar de enfraquecer as lutas, quebrar a moral e os espíritos dos prisioneiros que lutam contra os regimes penitenciários. Conhecemos muito bem estas táticas na Irlanda. Necessitamos apoiar e solidarizar-nos com Umut e com todos os prisioneiros na Turquia. Agora é um momento vital em sua luta, muitos estão travando a greve de fome de Umut. Se sua luta for bem sucedida, as condições da prisão abrandarão e ficarão menos duras do que são hoje.
“Como humano, Anarquista Revolucionário, Objetor de Consciência Total, um indivíduo que esteve passando 23 anos em uma cela acesa sob a escuridão de uma masmorra, observo todas as entidades de estrutura de poder capitalista, estatal, nacionalista, fundamentalista, sectário e patriarcal responsável por tudo isso. Começo uma greve de fome, para chamar a atenção sobre tudo isso, antes e depois, para enfatizar que há que organizar novas formas de luta e oposição social, e refletir minha própria atitude política, moral e de consciência”. Umut Firat
VITÓRIA A UMUT
O COMPANHEIRO FIRAT NÃO ESTÁ SÓ
FOGO ÀS PRISÕES
FOGO AO ESTADO TURCO
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
fim de tarde
depois do trovão
o silêncio é maior
Alice Ruiz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!