A publicação na primavera de 2014 do “Maitron de Anarquistas”, que contem 500 biografias de anarquistas das áreas francófonas, rapidamente cresceu; ele foi seguido de uma versão em formato de livro de bolso. Mas no site online se encontram mais de 3.000 biografias – e estamos longe de terminar.
A equipe que pacientemente recolheu e redigiu essas biografias há mais de 10 anos está esgotada; novas redatores e redatoras vieram juntar-se, mas outros ainda são necessários para cobrir todos os departamentos franceses e outros países francófonos, todos os períodos, todas as correntes, antes de cobrir todos os povos da anarquia.
Estudantes, historiadorxs, amadorxs, curiosxs, genealogistxs, colecionadorxs, nós os esperamos! As biografias publicadas podem ser corrigidas e complementadas, novas biografias podem ser escritas, personagens esquecidos podem vir à superfície.
Se sua avó era assinante do “Libertaire“, se na sua cidade Sébastien Faure deu conferências, se você conhece detalhes da vida de Séraphie Pajaud ou de Louise Quitrime, se você desempoeirou os arquivos de polícia do departamento de Cantal, de Tahiti ou Luxemburgo, se tem fotos ou cartões postais, junte-se à equipe da anarcopédia! E se você ama decifrar manuscritos, temos muitas fotos de arquivos à decifrar pacientemente. Nós lhes daremos acesso ao site se vocês ainda não tem ainda (http://maitron-en-ligne.univ-paris1.fr/) tanto quanto as fontes internas e acolheremos com prazer e interesse suas informações, correções, comentários. Uma lista de correio permite mudar e verificar o que se encontra e se escreve.
Para contatos: menckell@cira.ch
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
no céu impassível,
uma estrela emudece;
as outras nada respondem.
Alaor Chaves
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!