A história dos direitos civis, do feminismo e do socialismo não é exclusiva dos livros de história. A arte gráfica é e tem sido durante anos uma parte importante dos movimentos e lutas sociais. É por isso que a Universidade de Michigan se encarregou de digitalizar 2.200 posters da coleção de Joseph A. Labadie, entre os quais se encontram materiais com 100 anos de antiguidade.
Nesta base de imagens existem cartazes que cobrem temas de movimentos de protesto social relacionados com o anarquismo, as liberdades civis, o colonialismo, o comunismo, a ecologia, o trabalho, o pacifismo, a liberdade sexual, o socialismo, as mulheres e protestos de jovens e estudantes. Alguns são da primeira metade do século 20, mas a maioria são dos anos 60 e posteriores. Muitos não tem data.
Estes posters digitalizados são só uma parte da coleção de Joseph, na qual ademais se encontram panfletos, periódicos e outros materiais gráficos da mesma temática. A ideia de organizar e guardar este material surgiu desde 1911 pelo fundador desta coleção que leva seu nome.
Para navegar pela biblioteca digital inteira podes clicar aqui:
http://quod.lib.umich.edu/l/lbc2ic?page=index
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
uma pétala caída
que torna a seu ramo
ah! é uma borboleta
Arakida Moritake
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…