De 14 a 27 de março de 2017, o Coletivo de Luta Antifascista (CLA) e seus 20 parceiros apresentam a 11ª edição do Festival do Filme Antifascista de Reims… transformado, com o crescente sucesso, em Festival do Filme Antifascista de Reims, Cormontreuil e Epernay.
Uma edição avançada
No contexto das eleições presidenciais e legislativas, o CLA e seus parceiros empurraram seu calendário e apresentam o Festival de 2017 mais cedo este ano, afim de que sua mensagem comum não seja confundida com os debates partidários. Sem concessão, o Festival se propõem a destrinchar a atualidade, de oferecer uma grade de leitura antifascista e defender uma sociedade mais justa. Assim, esta 11ª edição do Festival acontecerá durante a Semana nacional de educação contra o racismo e as discrimina&cced il;ões, juntando à simbologia uma dinâmica em torno da sensibilização do grande público.
A cultura para ToDOS
Cinéfilos, cidadãos engajados, estudantes, famílias, públicos habitualmente buscadores de ofertas culturais… o Festival se endereça a todos. Para favorecer o encontro de todos os públicos, o Festival escolheu: investir em lugares variados (cinemas, salas de bairro…) em Reims, Cormontreuil e Epernay, fazer descobrir filmes para todos os gostos (curtas, ficções, documentários e testemunhos, comédia, suspenses, animações e até filme de vampiro) mas apresentando sempre um real interesse cinematogr áfico, propondo somente entradas gratuitas e tarifas reduzidas.
A escolha do cinema do bairro Maison-Blanche para acolher a jornada de inauguração atende também o objetivo de defender a Cultura para todos e todas. Esse antigo cinema de bairro (L’Atlante) tornou-se MJC e depois Casa de Bairro, e hoje está a desaparecer. Sala de projeção mas também lugar de trocas e fervilhar intelectual, ele é importante por nos guardar sua memória viva e contribuir para manter as estruturas culturais das proximidades.
A programação de 2017
A edição trata de sujeitos da sociedade muito variados, a imagem do antifascismo hoje, e as discussões da atualidade. Discriminações sociais, refugiadXs e exiladXs, libertados dos poderes multinacionais, feminismo, resposta indentitária e comunitária, aumento dos extremismos… serão discutidos. O Festival do filme antifascista não é de forma alguma uma sucessão de projeções. Os debates e encontros com os organizadores e parceiros, especialistas nos temas abordados, acompanham cada filme. O Festival visa provocar encontros, momentos de troca, de tomadas de palavra e confronta&ccedi l;ão de ideias.
A programação para baixar, aqui:
http://p9.storage.canalblog.com/93/72/532597/114776975.pdf
Informações práticas, mas também entrevistas, excertos de filmes selecionados, aqui:
https://www.facebook.com/FilmAntifa/
agência de notícias anarquistas-ana
Entre as ruas, eu,
e em mim, eu em outras ruas,
sob a mesma noite.
Alexei Bueno
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!