Caros amigos:
É nos dias 15 e 16 de julho em Priamukhino, na cidade natal de Mikhail Bakunin, na região de Tver, na Rússia, que acontecerá a conferência anual as “Leituras de Priamukhino”. Nós os convidamos a tomar parte do evento, como palestrante ou como ouvinte interessado. O tema das Leituras este ano será:
A Grande Revolução russa de 1917-1921: o olhar libertário
Iniciada há cem anos em Petrogrado, a Revolução russa tornou-se incontestavelmente um dos eventos chave do século XX, que não apenas determinou a história da Rússia, mas também influenciou o curso da história mundial. Todos os pesquisadores concordam com isso, mas é em seguida que começam os debates, os desacordos intermináveis e as análises contraditórias sobre as causas, consequências e lições da Revolução. Nós não podemos, por consequê ;ncia, esquecer esta ocasião.
Entretanto, levando em conta a especificidade dos interesses e dos pontos de vista dos participantes das Leituras de Priamukhino, gostaríamos de chamar atenção dos palestrantes sobre a sua elaboração de um “olhar libertário” sobre a compreensão desse evento decisivo.
Eis algumas questões que submetemos à discussão dessas Leituras:
> A Grande Revolução russa foi inevitável e qual a sua influência no século XX?
> Porque a potencial “revolução autogestionária” (como a chamaram certos historiadores) ligada a tentativa de libertação e autogestão em diversas esferas da vida individual e coletiva, tornou-se o triunfo de um sistema despótico?
> Quais eram os cenários alternativos de desdobramento da revolução social? Porque não foram realizados?
> Quais eram as relações entre as tendências libertárias e autoritárias nos eventos revolucionários? Quais fatores se mostraram decisivos na revolução? Que papel foi jogado pelos diversos partidos, grupos, indivíduos?
> Quais eram as relações entre o movimento anarquista, os outros movimentos antiautoritários e o movimento popular pelos Soviets livres, a descentralização do poder e a socialização da terra e da produção?
> A “Terceira revolução” que defendiam os anarquistas tinha chances de se realizar, e que papel desempenharam nos eventos da revolução os movimentos de sublevação popular?
> Quais foram as principais lições da Grande Revolução russa para o movimento anarquista? Como podemos apreender esta experiência fonte de inspiração, trágica e portadora de lições?
Convidamos os potenciais participantes da conferência a apresentarem também suas relações de temas e discutir o tema principal das Leituras. Também estamos prontos, na medida do possível, a escutar e discutir as intervenções sobre outros temas na tradição das Leituras de Priamukhino como a luta revolucionária e a herança intelectual de Mikhail Bakunin, a teoria e a história do anarquismo, a família Bakunin e à história de Priamukhino.
Para participar da conferência, podem endereçar-se ao seguinte e-mail: coord.readings@yandex.ru.
Nós solicitamos o envio de seus temas de intervenção antes de 1º de maio de 2017.
Comunicaremos as informações mais detalhadas sobre a participação nas Leituras posteriormente.
Comitê de organização das Leituras de Priamukhino
As “Leituras de Priamukhino” são um colóquio que ocorre todo ano desde 2011 no lugar do nascimento de Bakunin, em Priamukhino. Os temas das conferências estão relacionados à história do anarquismo e dos problemas de sua aplicação contemporânea, tanto quanto à visão e ações dos membros da família Bakunin e à história de Priamukhino.
Fonte: http://www.fondation-besnard.org/spip.php?article2864
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/04/13/russia-priamukhino-leituras-e-comuna-livre/
agência de notícias anarquistas-ana
À sombra, num banco,
folha cai suave
sobre meu cabelo branco
Winston
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...