O fogo da rebelião aceso há séculos por Kawa, segue em chamas. Hoje é o dia de Kawa, o Ferreiro que se opôs ao imperador tirano Dehaq e disse, “escuta dono do palácio, vim aqui para combater pela justiça!”. Hoje é o dia da luta e da rebelião, o dia da liberdade através da resistência. Hoje é o dia para alentar o fogo da rebelião contra as tentativas de genocídio, os massacres por armas químicas, as migrações forçadas e as políticas de assimilação no território no qual vivemos, livrando a mesma luta de justiça no caminho que Kawa tomou. Hoje é o Newroz, o Novo Dia¹!
Como Devrimci Anarist Faaliyet-DAF (Ação Anarquista Revolucionária), estávamos nos campos para acender o fogo do Newroz, do Novo Dia. A política estatal de negação e destruição não extinguirá o fogo da rebelião, nem deterá a dança Halay da liberdade.
Enquanto a injustiça continuar, a rebelião não terminará, Kawa não terá fim.
Em Hemû Kawane Li Dijî Dehaqan!
Somos todos e todas Kawa contra Dehaq!
Devrimci Anarşist Faaliyet (DAF)
Fonte: http://anarsistfaaliyet.org/sokak/newroz-piroz-be-3/
Tradução > Biel Rothaar
[1] “O Novo Dia” ou início do ano novo curdo é uma celebração que se dá no dia 21 de março e onde se comemora não só o inicio de um novo ano mas o espírito de resistência do povo curdo.
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
Árvore curvada
tentando catar folhinhas
caídas no chão.
Lena Jesus Ponte
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!