Neste 21 de março de 2017, no fim da pseudo-trégua de inverno, ocorreu pelo segundo ano consecutivo a manifestação “Um lugar para todas e todos” em Bruxelas. Essa manifestação autônoma aconteceu numa atmosfera de bom convívio e determinação, sem ser perturbada pela polícia. Por todo o trajeto, os muros da cidade cobriram-se de mensagens coloridas denunciando a austeridad e e a repressão. Assim como nas ruas ressoavam os cantos e os slogans contra a lei anti-squat, pela liberdade de criar espaços, de estar e circular, no ritmo de uma batucada desenfreada.
Ao final de duas horas de marcha, com a massa tomando de assalto a rua Godecharles, das janelas de um prédio saía uma fumaça colorida e uma faixa com a mensagem “Está vazio, então ocupo. Não à lei anti-squat. Leek dus ik kraak” foi desfraldada. Após um momento de frenesi coletivo, o grupo PiratonsBxl convidou os manifestantes a juntarem-se no interior dessa nova ocupação, prédio que, como dezenas de milhares de outros, estava abandonado.
Os novos resistentes reuniram-se em torno de uma calorosa refeição e de um show humorístico de George Le Pigeon – O Squater Nervoso. Em seguida, uma assembleia horizontal discutiu coletivamente a utilização do lugar. Muita energia e motivação foram mostradas, as ideias, projetos e proposições surgiam de toda parte.
Logo a vontade coletiva parecia orientada à criação de um Centro Social, e à medida que a discussão se tornava mais concreta, iam começando a agir. Todos se organizaram para tentar colocar em prática uma logística de ocupação, de resistência e de sobrevivência para a organização nos próximos dias.
Na noite seguinte uma nova assembleia mais decisiva e organizadora foi realizada. Os organizadores discutiram novamente e grupos de trabalho começaram a ser formados.
Um novo centro social vive em Bruxelas!
Continue se informando, visitando o lugar e falando conosco. Não hesitem igualmente se têm ajuda logística a nos trazer, coisas a nos dar. Algumas atividades já estão acontecendo no espaço ocupado.
21-23 rue Godecharles Ixelles.
Contato: occuponsbxl@riseup.net | Em breve ferramentas de comunicação direta com o Centro Social serão colocadas a disposição (endereço de e-mail, blog).
Fonte: https://piratonsbxl.noblogs.org/post/2017/03/24/nouveau-centre-social-anarchiste-a-bruxelles/
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
outono
mudam folhas
mudam planos
Sílvia Rocha
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!