Neste 21 de março de 2017, no fim da pseudo-trégua de inverno, ocorreu pelo segundo ano consecutivo a manifestação “Um lugar para todas e todos” em Bruxelas. Essa manifestação autônoma aconteceu numa atmosfera de bom convívio e determinação, sem ser perturbada pela polícia. Por todo o trajeto, os muros da cidade cobriram-se de mensagens coloridas denunciando a austeridad e e a repressão. Assim como nas ruas ressoavam os cantos e os slogans contra a lei anti-squat, pela liberdade de criar espaços, de estar e circular, no ritmo de uma batucada desenfreada.
Ao final de duas horas de marcha, com a massa tomando de assalto a rua Godecharles, das janelas de um prédio saía uma fumaça colorida e uma faixa com a mensagem “Está vazio, então ocupo. Não à lei anti-squat. Leek dus ik kraak” foi desfraldada. Após um momento de frenesi coletivo, o grupo PiratonsBxl convidou os manifestantes a juntarem-se no interior dessa nova ocupação, prédio que, como dezenas de milhares de outros, estava abandonado.
Os novos resistentes reuniram-se em torno de uma calorosa refeição e de um show humorístico de George Le Pigeon – O Squater Nervoso. Em seguida, uma assembleia horizontal discutiu coletivamente a utilização do lugar. Muita energia e motivação foram mostradas, as ideias, projetos e proposições surgiam de toda parte.
Logo a vontade coletiva parecia orientada à criação de um Centro Social, e à medida que a discussão se tornava mais concreta, iam começando a agir. Todos se organizaram para tentar colocar em prática uma logística de ocupação, de resistência e de sobrevivência para a organização nos próximos dias.
Na noite seguinte uma nova assembleia mais decisiva e organizadora foi realizada. Os organizadores discutiram novamente e grupos de trabalho começaram a ser formados.
Um novo centro social vive em Bruxelas!
Continue se informando, visitando o lugar e falando conosco. Não hesitem igualmente se têm ajuda logística a nos trazer, coisas a nos dar. Algumas atividades já estão acontecendo no espaço ocupado.
21-23 rue Godecharles Ixelles.
Contato: occuponsbxl@riseup.net | Em breve ferramentas de comunicação direta com o Centro Social serão colocadas a disposição (endereço de e-mail, blog).
Fonte: https://piratonsbxl.noblogs.org/post/2017/03/24/nouveau-centre-social-anarchiste-a-bruxelles/
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
outono
mudam folhas
mudam planos
Sílvia Rocha

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!