No sábado, dia 8 de abril, o Comitê de Solidariedade a Resistência Popular Curda de São Paulo, a Biblioteca Terra Livre e a editora Autonomia Literária farão o lançamento dos livros “Şoreşa Rojavayê: Revolução, uma palavra feminina” e “A Revolução Ignorada – Liberação da Mulher, Democracia Direta e Pluralismo Radical no Oriente Médio”, das 19h às 23h no Al Janiah.
A atividade contará também com o debate “Rojava Hoje” com o companheiro Mauro Cardoso, médico epidemiologista que esteve em Rojava nos últimos meses, que ocorrerá a partir das 20h, além de uma exposição de fotos.
A guerra na Síria movimenta a atual geopolítica e os que são considerados seus principais atores. Enquanto muitos se ocupam da narrativa das grandes potências, poucos analisam a questão a partir da organização da população neste conflito. Um destes casos é o território de Rojava/Norte da Síria que atualmente é autogovernado por curdos, árabes, assírios e armênios.
Em solidariedade a este processo, e pela importância de olhar para esta experiência radical no atual contexto global de austeridade. Pautas como autogestão e autodefesa necessitam voltar ao vocabulário e ao projeto político da esquerda que pretende transformar a realidade. A autonomia, organização e protagonismo feminino neste território esquecido pela modernidade pode contribuir para o nosso debate.
Para avançar com estas pautas estaremos lançando os livros “Şoreşa Rojava: Revolução, uma palavra feminina” co-editado pelo Comitê de Solidariedade a Resistência Popular Curda de São Paulo em conjunto com a Biblioteca Terra Livre e “A Revolução Ignorada” editado pela Autonomia Literária.
Contaremos com a presença de Mauro Cardoso que esteve neste território atuando como médico e trouxe relatos de como funcionam as organizações populares em Rojava.
Confirme sua presença em: https://www.facebook.com/events/236184820183432/
Para saber mais sobre o livro “Şoreşa Rojavayê: Revolução, uma palavra feminina” acesse:
https://bibliotecaterralivre.noblogs.org/editora/soresa-rojavaye-revolucao-uma-palavra-feminina/
Informações:
Dia: 8/4
Horário: 19h
Endereço: Al Janiah – Rua Rui Barbosa, 269 – São Paulo-SP
Entrada livre.
bibliotecaterralivre.noblogs.org
agência de notícias anarquistas-ana
No perfume das flores de ameixa,
O sol de súbito surge –
Ah, o caminho da montanha!
Matsuo Bashô

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!