Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2017 / Abril / 07 / [Espanha] Encontraram armas da CNT em um convento de Vic

[Espanha] Encontraram armas da CNT em um convento de Vic

By A.N.A. on 7 de Abril de 2017

espanha-encontraram-armas-da-cnt-em-um-convento-1

Uns pedreiros localizaram esta manhã [30/03] no sótão do monastério de Santa Teresa de Vic um verdadeiro polvorinho da CNT escondido desde a Guerra Civil.

O arsenal descoberto constava de 30 kg de dinamite, 26 granadas de mão, 290 detonadores, 2 fuzis, 16,5 kg de pólvora, 2.232 cartuchos de fuzil e 12 metros de pavio de queima lenta.

Os operários, que realizam uma reforma no cêntrico convento, encontraram os artefatos, avisaram a madre superiora das Carmelitas Descalças, a ordem do monastério e aos Mossos d’Esquadra [polícia da Catalunha].

A polícia desalojou as freiras, com permissão da superiora, para praticar a operação de retirada do armamento com garantias de segurança. Processo que se realizou com celeridade para transportar o material a uma pedreira da comarca de Osona para detoná-la.

Segundo informaram os policiais, a origem do armamento e os explosivos encontrados hoje se deve que em 1936, a princípios da Guerra Civil, o convento foi ocupado pelos anarquistas da CNT-FAI e durante a guerra lhe deram o uso de depósito de material militar, até a ocupação da Catalunha pelo exército fascista, em janeiro de 1939.

Terminada a guerra, em um primeiro momento, a Guarda Civil o utilizou como quartel e posteriormente, o convento foi devolvido às Carmelitas Descalças que é a ordem religiosa titular do convento. Isso sim, devolvido, com uma surpresa escondida durante 78 anos.

Fonte: http://www.lavanguardia.com/politica/20170330/421323164143/convento-mossos-cnt.html

Tradução > KaliMar

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/01/30/espanha-as-armas-da-cnt/

agência de notícias anarquistas-ana

Maré outonal.
As ondas quebram na areia
Bem devagarinho.

Benedita Silva de Azevedo

Compartilhe:

Posted in Espanha, Geral, Guerra e Militarismo, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários