Uns pedreiros localizaram esta manhã [30/03] no sótão do monastério de Santa Teresa de Vic um verdadeiro polvorinho da CNT escondido desde a Guerra Civil.
O arsenal descoberto constava de 30 kg de dinamite, 26 granadas de mão, 290 detonadores, 2 fuzis, 16,5 kg de pólvora, 2.232 cartuchos de fuzil e 12 metros de pavio de queima lenta.
Os operários, que realizam uma reforma no cêntrico convento, encontraram os artefatos, avisaram a madre superiora das Carmelitas Descalças, a ordem do monastério e aos Mossos d’Esquadra [polícia da Catalunha].
A polícia desalojou as freiras, com permissão da superiora, para praticar a operação de retirada do armamento com garantias de segurança. Processo que se realizou com celeridade para transportar o material a uma pedreira da comarca de Osona para detoná-la.
Segundo informaram os policiais, a origem do armamento e os explosivos encontrados hoje se deve que em 1936, a princípios da Guerra Civil, o convento foi ocupado pelos anarquistas da CNT-FAI e durante a guerra lhe deram o uso de depósito de material militar, até a ocupação da Catalunha pelo exército fascista, em janeiro de 1939.
Terminada a guerra, em um primeiro momento, a Guarda Civil o utilizou como quartel e posteriormente, o convento foi devolvido às Carmelitas Descalças que é a ordem religiosa titular do convento. Isso sim, devolvido, com uma surpresa escondida durante 78 anos.
Fonte: http://www.lavanguardia.com/politica/20170330/421323164143/convento-mossos-cnt.html
Tradução > KaliMar
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/01/30/espanha-as-armas-da-cnt/
agência de notícias anarquistas-ana
Maré outonal.
As ondas quebram na areia
Bem devagarinho.
Benedita Silva de Azevedo

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!