A assembleia da CNT Ciudad Real celebrada no passado 18 de fevereiro decidiu criar uma Escola Anarquista “focada no intercâmbio de conhecimento de todo tipo de matérias”. Segundo informa o coletivo em uma nota, a inciativa é “aberta” e abarcará numerosas disciplinas: história, arte, psicologia, filosofia, física, medicina, biologia, engenharia, ciências políticas ou economia, entre outras.
“As aulas, conferências, ou como se queira chamar, seriam o ponto de arranque para criar uma continuidade e aprofundamento no ramo de que se trate”, pontualiza. “Não se trataria de criar uma universidade paralela, senão um encontro de debate assessorado por alguém que tenha um amplo conhecimento do tema, que elimine tópicos e prejuízos que vão estendendo-se através da vulgarização nos meios e do dogmatismo reducionista que padece grande parte da população”, assevera CNT.
Na sua opinião, “tampouco se trataria de gerar certezas senão de ampliar conhecimento, inquietudes e um pensamento mais complexo que vá mudando o dogmatismo pelo pensamento crítico”.
Os tipos de conhecimentos podem ser ampliados pelos participantes e interessados nesta escola e serão adicionados conforme vão sendo propostos. As possibilidades da escola estarão em função das disponibilidades e estas determinarão a profundidade, extensão e periodicidade das mesmas. Os que dominem alguma matéria também poderiam propor temas que estejam dispostos a ensinar. Os encontros se darão no local da CNT a ser possível aos sábados pela manhã e se estenderiam à tarde se os participant es o acharem conveniente.
Aquelas pessoas interessadas devem entrar em contato com o sindicato para ser incluídos na lista de e-mail. O endereço da lista é: escuelaanarquistacr@listas.cnt.es
Fonte: http://www.miciudadreal.es/2017/03/25/ciudad-real-cnt-crea-una-escuela-anarquista/
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/10/27/italia-escola-itinerante-primeiros-passos/
agência de notícias anarquistas-ana
O tempo virou
Apressam o passo as saúvas
Onde o guarda-chuva?
Chico Pascoal
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!