Na resolução reproduz-se o relato defendido pela organização anarcossindicalista de que era convocadora, mas não participante da “Aquelarre Feminista”. Os fatos remontam ao Primeiro de Maio de 2014, na manifestação convocada pela Confederação Geral do Trabalho para celebrar o Dia do Trabalhador em Sevilha.
A organização anarcossindicalista sempre defendeu que foi convocadora de uma manifestação e que, paralelamente, outro grupo tinha organizado uma “Aquelarre Feminista” na qual pertencia a “procissão do Coño Insumiso [Vagina Insubmissa]”, coincidindo ambas na mesma avenida da capital andaluza.
A Associação de Advogados Cristãos abriu um processo judicial contra a CGT e algumas mulheres participantes na procissão, alegando que tanto o coletivo sindicalista como o grupo de mulheres tinha ridicularizado os sentimentos religiosos, sendo este um ataque direto às crenças da comunidade católica.
Apesar dos tribunais não condenarem os dois membros da CGT por estes acontecimentos, a Associação de Advogados Católicos interpôs outro recurso ao não estar de acordo com a primeira decisão da justiça, ao entender que os mesmo podiam ser constituídos de delito.
Agora, a Audiência Provincial de Sevilha explicou em seu auto que não existem indícios da participação em atos de ridicularização ou de ofensa à religião católica por parte de Miguel Ángel González Sevillano e Félix Juan Cervera Grajera, nos acontecimentos da queixa, pelo que fica decidido suspender as atuações em relação a estes dois responsáveis da CGT, os quais também negam qualquer envolvimento.
A CGT exige que se arquive também a causa contra o grupo de mulheres da “Aquelarre Feminista” por considerar intolerável que se persiga pessoas pelo simples fato de exercerem o seu direito à liberdade de expressão e, volta a lamentar a existência de grupos reacionários incapazes de tolerar posturas contrárias às suas. Do mesmo modo, CGT também condenou a criminalização da manifestação e da atividade sindical no Estado espanhol.
Tradução > Joana Caetano
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Noitinha na várzea:
com a lua na garupa
búfalos regressam.
Anibal Beça
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!