Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2017 / Abril / 14 / [Espanha] Lançamento: “St. Pauli. Outro futebol é possível”

[Espanha] Lançamento: “St. Pauli. Outro futebol é possível”

By A.N.A. on 14 de Abril de 2017

espanha-lancamento-st-pauli-outro-futebol-e-poss-1

De Carlos Viñas, Natxo Parra.

Prólogo de Deniz Naki, Quique Peinado.

Nos anos oitenta, graças aos jovens vinculados ao movimento autônomo, ao punk e ao fenômeno de ocupação de moradias, o St. Pauli se converteu progressivamente em um clube de culto. Desde então reconstruiu sua identidade ao redor de uns parâmetros completamente diferentes dos precedentes. Apesar de seu escasso êxito desportivo, conseguiu projetar-se como uma equipe alternativa dada a série de iniciativas de caráter social que empreendeu uma parte de sua torcida. Graças à identificação com ideias políticas da esquerda, seu escudo e seus estandartes estiveram presentes em mobilizações como Can Vies em Barcelona, Gamonal em Burgos ou Gezi em Istambul (Turquia). Se converteram em um símbolo e soma mais de 500 torcidas distribuídas por toda Europa, meia dúzia delas na Espanha.

O St. Pauli é a constatação de que outra forma de entender o mundo e o futebol é possível. É romantismo em estado puro e é o mais similar ao futebol de bairro, àquele futebol popular que nossos bisavós contemplavam desde as grades cem anos atrás. A forma de ser do FCSP fez com que pessoas de qualquer ponto do mundo utilizem a bandeira e o escudo nos movimentos sociais nos quais participam. O ano que vem seguirá na Segunda Divisão alemã, mas seus escudos estarão por toda Europa na primeira l inha dos protestos.

St. Pauli. Otro fútbol es posible

Capitán Swing Libros, Madrid 2017

ISBN: 978-84-946453-9-6

Preço: 18,5 €

304 páginas

Tamanho: 14×22 cm

capitanswing.com

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/02/24/alemanha-st-pauli-com-camisa-especial-nao-ha-futebol-para-fascistas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/10/19/italia-nunca-mais-guerra-nunca-mais-fascismo-nunca-mais-terceira-divisao-somos-todos-st-pauli/

agência de notícias anarquistas-ana

Entre haicais e chuva
Súbita inspiração:
Um trovão.

Sílvia Rocha

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Espanha, Esportes, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Sílvia em A Cortina de Fumaça das ONGs: O Assistencialismo como Braço do Capital e do Estado17 de Dezembro de 2025

    Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…

  2. Anónimo em A Cortina de Fumaça das ONGs: O Assistencialismo como Braço do Capital e do Estado16 de Dezembro de 2025

    Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!

  3. moésio R. em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva9 de Dezembro de 2025

    não...

  4. Ariel em Por um mundo novo: apoie a participação da UAF no congresso anarquista7 de Dezembro de 2025

    Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!

  5. Ariel em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva7 de Dezembro de 2025

    Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários