Por Trabalho coletivo da batukada feminista de Oaxaca
Ao som dos tambores, ao ritmo das palavras de ordem, em bicicletas, motos, carros ou a pé, as mulheres de Oaxaca organizamo-nos neste 8 de março para sair às ruas e gritar JÁ NÃO TEMOS MEDO!
Tendo como caminho diferentes espaços onde a nossa presença é uma ameaça tão grande, que se faz necessária uma estratégia de produção de medo para a submissão e a obediência; espaços que nos ameaçam fisica e verbalmente, com a intenção de nos manter ausentes. Por isso decidimos ocupá-los, sair e retumbar Oaxaca, onde não nos querem, lá estaremos.
No Tule, faz apenas 6 meses, duas companheiras sobreviventes foram violadas pelo condutor de um Táxi forasteiro e mais o seu cúmplice. Por isso, botamos Fogo. “Táxi forasteiro do Tule, queimado por Feministas exigindo transporte seguro”; “O Título que pode demarcar a mensagem dada a todos os que observaram o táxi, feito de papelão, que ardia enquanto gritávamos: Isto passará a todos os que continuem nos violentando, NENHUMA AGRESSÃO SEM RESPOSTA”.
Ser mulher não é um simples feito, matam-nos, violam-nos, limitam-nos, raptam-nos, humilham-nos… por desobedecer ao maldito regulamento patriarcal, que nos quer submissas!
“Conos” de Cinco senhores: Parada provisória para repor as energias depois de percorrer tantos quilômetros, juntas, deixando a nossa marca no caminho; bicicletas na frente, as motos de um lado para o outro, onde fosse necessário, e um cerco de carros. Música de fundo para suavizar e fazer o caminho mais confortável, porque não sofreremos em vão, ao contrário, cada gota de suor oferecemos à luta com um sorriso.
Pequeno desvio, já que andávamos perto, do tal recinto, onde a quantidade de violadores pode-se comparar a quantidade de baratas (só que umas são caçadas, enquanto outros os protegem): A Universidade Autônoma Benito Juarez.
Entramos para gritar e exigir justiça com o recente denunciado Dr. Arturo Ruíz López, Professor e Violador da UABJO. Chegamos e ficamos, até que se impregnaram nas paredes do IISUABJO (lugar onde o violador dá aulas e orienta seus projetos de Teses) a nossa raiva, reafirmando as exigências das companheiras que agora são nossas: FORA COM OS VIOLADORES DA UAJBJO; FORA ARTURO RUÍZ LÓPEZ. E que os seus cúmplices, todos os que o defendem, saibam que o fogo da nossa justiça se estende facilmente.
Assim foi. Pronunciamo-nos de novo com a mesma intensidade que o fizemos no Tule, seja taxista ou seja professor:
Estamos fartas, até de estar fartas! Já que não temos medo e isso significa que estamos dispostas, como nunca, a defender os nossos territórios-corpos, cada vez que seja necessário, para construir caminhos de liberdade! Aos machos feminicidas, os faremo arder!
Continuamos, sem bicicletas mas com maior ânimo. A batucada na frente e uma vedação de companheiras por trás.
O parque do Assédio/Amor foi o último ponto do dia, onde juntamo-nos e desfrutamos entre todas, para ocupar os espaços que nos querem arrancar, por isso dizemos “não mais”. Perante as agressões machistas; Autodefesa Feminista, seja no parque ou em casa, na escola ou no táxi: se mexes com uma, RESPONDEMOS TODAS.
…Desde os movimentos feministas, decidimos parar o mundo, recordar que quando as mulheres param, o mundo todo para. Gritar que a nossa raiva é profunda e legítima; que a história precisa ser escrita de outra maneira, com outros punhos!
Estas ações, assim como estas palavras, são para todas, com carinho.
PELAS QUE ESTÃO E PELAS AS QUE NÃO ESTÃO
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=z4G7rMoCoNg
Fonte: http://subversiones.org/archivos/128273
Tradução > Joana Caetano
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
No céu azul
Em forma de animais
As nuvens passeiam.
Janaína Alves de Oliveira
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...
Tudo bla,bla,bla...porque não se faz um post comentado a degradação durante o bozo. 🤪🤪🤪🤦
Olá, me chamo Vitor Santos e sou tradutor. Posso traduzir do Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano e Catalão. Inversamente, somente do…