As Jornadas de Arte e Criatividade Anarquistas (J.A.C.A.) acontece pelo terceiro ano consecutivo, em Madrid. Desta vez, os eventos (exposição de arte contemporânea, performance, teatro, vídeo arte, cinema, música, palestras, poesia, livros, comida criativa vegana…) vão ser realizados em três espaços diferentes: o ESLA Eko, o CSO La Gatonera e o Local Anarqu ista Motín, nos dias 21, 22 e 23 de abril.
M a n i f e s t o
Surge a necessidade de abrir um espaço criativo-artístico em uma cidade onde a arte está monopolizada por uma elite cultural e uma industria de massas que separa a arte da vida, do dia a dia, da reflexão e da crítica, convertendo a arte em uma maquinaria de ideias repressoras e uma trama de manipulação social em mãos de um capitalismo invisibilizado sob a etiqueta de “Cultura”.
A função que tem a arte atualmente em todas as suas formas, já não é liberadora, senão um produto de consumo, de escravidão, que fomenta a submissão e apoia a cumplicidade perversa ante os atropelos dos Estados e das grandes empresas.
Criando espaços como JACA buscamos sair desses circuitos mercantis, criando novos territórios de crítica e reflexão, lugares onde os artistas lancem suas mensagens de forma mais direta, próxima, sem elevações, sem filtros e contextualizados dentro um espaço político arraigado a seu entorno, sem pretensões elitistas, nem aspirações de grande consumo.
JACA nasceu faz três anos impulsionado pelo Ateneu Libertário de Carabanchel Latina, animadas e com vontade de que cada ano JACA seja um pouquinho maior e um pouquinho mais incômoda ante este sistema, um sistema que quer tirar-nos algo que é intrínseco a nós: o poder criar, desfrutar criando e em liberdade.
> Confira a programação aqui: https://jacalibertaria.wordpress.com/programa-jaca-2017/
agência de notícias anarquistas-ana
Sesta no jardim:
a borboleta me acorda.
Coça o meu nariz.
Anibal Beça
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!