A atual conjuntura brasileira, em que uma série de investidas contra os estudantes e a classe trabalhadora, iniciadas já no Governo Dilma e intensificadas ao seu limite atualmente no Governo Temer, exigem uma atuação firme e efetivamente compromissada dos movimentos de resistência.
As entidades estudantis oficiais vêm demonstrando sua total incapacidade de atuar neste cenário, considerando suas ligações umbilicais com partidos políticos e cúpulas burocráticas da esquerda à direita. O mesmo se dá no movimento de trabalhadores, representados por entidades preocupadas exclusivamente com a manutenção de seus pequenos poderes e/ou disputas de cúpula.
Desde junho de 2013 e com o marco fundamental da organização dos estudantes secundaristas pelo país cresce a denúncia da falência de determinados agrupamentos de representação de trabalhadores e estudantes e se torna evidente a necessidade do aprofundamento de uma outra perspectiva de luta entre os movimentos sociais.
Nesse sentido, estudantes reunidos em torno de diferentes Centros de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC passam a construir uma forma de atuação marcada pelos princípios de Independência frente a partidos, sindicatos, reitorias e entidades oficiais; Autonomia coletiva e individual; Solidariedade de classe; Ação direta; Antirreformismo; e processo de decisão pela base.
A intenção deste agrupamento é expandir sua atuação para contemplar estudantes em geral, rompendo a divisão entre graduandos, pós-graduandos e estudantes do ensino básico. E, além disso, tem a perspectiva de expandir sua luta para fora da universidade, por meio da solidariedade para com os/as trabalhadores/as, visando construir em conjunto seus instrumentos de luta.
União Estudantil Autônoma
FB: https://www.facebook.com/Uni%C3%A3o-Estudantil-Aut%C3%B4noma-808760549271521/
agência de notícias anarquistas-ana
Ruídos nas ramas.
Trêmulo, meu coração detem-se
e chora na noite…
Matsuo Bashô

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!