Sigla “SS” é referente a Schutzstaffel, organização militar alemã que dava as ordens durante o regime nazista
O Gamba Osaka, um dos clubes mais tradicionais e vencedores do futebol japonês, foi multado pela federação local em 12 mil euros (cerca de R$ 41,3 mil) depois que uma bandeira de cunho nazista – com o emblema “SS” – foi flagrada no meio da sua torcida na arquibancada.
A manifestação nazista de torcedores aconteceu na rodada do dia 16 de abril, durante o clássico local contra o Cerezo Osaka, que terminou empatado em 2 a 2 pela J-League. O Gamba, sabendo do episódio, pediu desculpas públicas pelo ocorrido e já solicitou a extinção da torcida organizada responsável pela bandeira.
“Nós identificamos rapidamente o grupo responsável e adotamos as medidas adequadas. No entanto, os esforços do clube para estabelecer um sistema de avaliação da atividade dos torcedores não foram suficiente em relação a sua importante responsabilidade para impedir que os atos de discriminação acontecessem”, disse em comunicado oficial.
A sigla “SS” é referente a Schutzstaffel, organização militar alemã que dava as ordens durante o regime nazista. Vale lembrar que o Japão era uma das nações do chamado “Eixo” da Segunda Guerra Mundial, fazendo aliança ao lado de Alemanha e Itália.
Nazismo x futebol
Essas manifestações aparecem regularmente no futebol, muitas vezes até dentro de campo. Em 2013, por exemplo, o atacante Giorgios Katidis marcou um gol pelo AEK Atenas em partida diante do Podosfairikos, tirou a camisa e fez um gesto nazi na direção dos torcedores. Ele foi repreendido pela sua comemoração e banido da seleção grega.
Fonte: agências de notícias
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
sobre os vidros
traços de nariz e dedos
olham ainda a chuva
André Duhaime
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!