O anarquismo judeu foi abordado de maneira histórica e através das biografias de alguns de seus protagonistas, no entanto, continua sendo excessivamente escassa a reflexão teórica que se pode extrair de uma experiência que é gerada no coração do movimento anarquista e que alcança até a colonização dos kibbutzim na Palestina.
O anarquismo teórico tem pois uma dívida pendente com um acontecimento que marcou definitivamente o pensamento político contemporâneo. Encarar essa reflexão necessária nos convida a revisitar muitos dos debates clássicos, mas ainda vigentes, do movimento libertário (nacionalismo, revolução, políticas prefigurativas…) e, ao mesmo tempo, nos confronta com o primeiro cenário de reivindicação de uma identidade cultural articulada politicamente, antecedente de uns dos assuntos mais candentes da teoria política atual.
Desde esta consciência, este estudo percorre e mapeia os eixos centrais que podem permitir tal debate, assinalando as conexões com a atualidade e as ressonâncias do anarquismo yiddishcom algumas práticas dos movimentos sociais atuais, assim como as tensões que necessariamente deverá afrontar uma teoria anarquista contemporânea à luz desta experiência histórica.
Yago Mellado López é licenciado em Filosofia, doutor em Ciências Políticas (UPF, 2013), músico e tradutor. Sobre teoria política publicou artigos como “La política de los desconocidos” (Astrolabio. Revista Internacional de Filosofía de la UB, 2006), “¿Política de la pluralidad o pluralidad de la política?” (Pensar las dinámicas Interculturales. Documents CIDOB de Dinàmiques Interculturals No.8, 2007), “Le bateau imaginaire” (con I. Delcroix, en Mythe et création 2, L’Université de Savoir, 2007), “El antisemitismo y la politización de la identidad judía” (Constelaciones. Revista de Filosofía Crítica, 2012). Coordenou compilações como “Las secuelas del pos modernismo” (con E. Díaz Álvarez, Fund. Cidob, 2009) ou “La dinámica del contacto” (Fundación CIDOB, 2009). E recentemente foi publicado seu poemário “Cartografía de una tangente” (Esdrújula Ed., 2016). Sua atividade como tradutor foi centrada por sua vez, no campo da filosofia política e a agroecologia e, como músico, faz parte do projeto “Faluka” sobre músicas tradicionais do Mediterrâneo. “El anarquismo en el espejo judío” foi a tese apresentada em Barcelona para a obtenção do doutorado em 2013.
“El anarquismo en el espejo judío”
Libro + CD
Yago Mellado López
Fundación de Estudios Libertarios Anselmo Lorenzo
Madrid, 2017
ISBN: 978-84-86864-96-4
302 págs.
PVP: 20 euros
fal.cnt.es
agência de notícias anarquistas-ana
Canta o bem-te-vi
no galho da goiabeira:
mesma saudação!
Ronaldo Bomfim
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…