Mais de 150 pessoas, representando nações indígenas, organizações rurais, defensores dos Direitos Humanos, ativistas, afetados e vítimas da exploração petroleira na província de Pastaza e Orellana, inauguraram a primeira parada do Caminho pela Verdade e Justiça para a Natureza e Povos do Equador.
Momento que realça os povos oprimidos pelo extrativismo, organizando audiências regionais de caráter ético e moral, para demandar os danos causados e as implicações negativas aos seus bens comuns.
Esta ação pela justiça ambiental e dos povos, teve uma sessão plenária que através de um peticionário apresentou as denúncias às violações aos Direitos Humanos e ao ambiente das comunidades rurais. Além disso, estava integrada também por comissários, peritos, testemunhas e defensores dos Direitos Humanos e da natureza.
Este primeiro Caminho desenvolveu-se no Bloco 1: A natureza do Yasuní; Bloco 2: Avanço do petróleo sobre o Yasuní; Bloco 3: Povos Indígenas Isolados e o Bloco 4: Expulsões, despojos e agressões.
Participaram neste Caminho pela Verdade algumas personalidades: Julio César Trujillo, Membro da Comissão Anticorrupção; Alexandra Almeida, engenheira química que fez na amazônia estudos e investigações; o sacerdote José Miguel Goldaras; Margot Escobar, lutadora amazônica; Nathalia Bonilla, responsável da campanha de Bosques do grupo Ação Ecológica.
Também entre os peticionários, Diocles Zambrano, defensor de Direitos Humanos; José Proaño, Diretor no Equador de Land Is Life, com grande experiência na proteção de povos isolados; Manuela Ima, dirigente da Associação de Mulheres Waorani (ANWAE); Lis Coba, membro do Coletivo de Antropólogas e Docente da FLACSO-Equador, pertencente a coletivos feministas de Quito; Antonela Calle, membro de Yasunidos e outros.
Agradecemos às organizações sociais, povos indígenas, meios de comunicação e rádios comunitárias que fizeram a nossa transmissão e cobertura do Caminho pela Verdade e Justiça para a Natureza e Povos no Equador.
Siga os resultados do Caminho da Verdade, e as próximas audiências através de:
Rádio Temblor Internacional
Agência Ecologista de Informação TEGANTAI
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uaRxetTVJBg
Fonte, mais fotos: http://www.radiotemblor.org/ruta-de-la-anaconda-caso-yasuni-video-fotos/
Tradução > Joana Caetano
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Sempre do mesmo lado,
O dia todo e a noite inteira,
O vento da montanha.
Paulo Franchetti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!