A vida de Murray Bookchin é um absoluto zoom político que revolucionou o pensamento libertário ao combinar teoria, prática e inovação. Seus livros, ações e discursos destacaram a relação inseparável entre as questões sociais e ecológicas.
Ecologia ou catástrofe situa o olhar desafiador que este “gêiser literário” projetou sobre o capitalismo contemporâneo, no contexto das problemáticas políticas, antropológicas e científicas do século XX; o das ideologias rivais e os grandes relatos de revolução. Uma valsa intelectual na qual ele não se deixou capturar, e sobre a qual foi capaz de desenvolver a proposta da ecologia social, antecipando questões hoje inevitáveis.
O rastro do repertório bookchiniano – que muitas vezes encerrava seus discursos com um “democratizemos a república! Radicalizemos a democracia!” – pode ser seguido nas organizações sem líderes do 15M ou do Ocuppy Wall Street; ou nas alternativas municipalistas, não só dentro como fora e para além das instituições.
Sua proposta atualiza o lema luxemburguista “socialismo ou barbárie”, como uma explosão corrosiva contra a dominação e o capitalismo.
“Criativo, carismático, polêmico e, alguns acrescentariam, um pouco ranzinza, Murray Bookchin foi sem dúvida um dos pensadores anticapitalistas mais importantes do século XX. Nesta íntima e meticulosa biografia, Janet Biehl nos revela sua vida tumultuada, iluminando o fluxo de correntes e confusões que impulsionaram a ascensão dos movimentos ecologistas de esquerda durante mais de meio século. Esta biografia merece ser lida amplamente por sua relevância contemporânea.”
David Harvey – Universidade de Nova York (CUNY)
“Suas contribuições estão entre as principais do pensamento estadunidense, como Thoreau, Lewis Mumford e Paul Goodman.”
Theodore Roszak – The obsessive drive to dominate the environment.
ECOLOGÍA O CATÁSTROFE
La vida de Murray Bookchin
Virus Editorial, Barcelona 2017
672 págs. Rústica 21×14 cm
ISBN 9788492559770
28.00€
Tradução > Giu
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2012/06/12/reino-unido-filme-sobre-murray-bookchin/
agência de notícias anarquistas-ana
A cerejeira
cor de rosa florida
ficando verde.
Sérgio Francisco Pichorim
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!