Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2017 / Maio / 22 / [França] Centro Cultural Autogerido de Nancy completa 5 anos!

[França] Centro Cultural Autogerido de Nancy completa 5 anos!

By A.N.A. on 22 de Maio de 2017

franca-centro-cultural-autogerido-de-nancy-compl-1

 

O CCAN (Centro Cultural Autogerido de Nancy) é um agrupamento de associações, de coletivos, de indivíduos e sindicatos (CNT) aberto para a difusão do ideal libertário. Ele completou cinco anos de existência poucos dias atrás. A seguir, breve relato sobre os numerosos eventos que ocorreram.

Essa longa semana de aniversário começou no sábado (06/05) com uma tarde de apresentação e de discussão com os camaradas do recém aberto sindicato CNT dos Trabalhadore(a)s do Sexo de Haute-Garonne (CNT-TDS-31), que falaram sobre o sindicato, seus trabalhos, seu desenvolvimento, suas lutas e reivindicações.

No dia seguinte (07/05), foi a vez do coletivo C.R.I.S.E que, às 15h, escolheu a rua Mon-Dessert para a sua célebre zona gratuita. O princípio? Cada um traz as roupas das quais não tem mais necessidade, e as coloca a disposição das pessoas, e se reparte com aqueles que não puderam doar. Lá o mundo se encontra. O encontro tornou-se festivo com a vinda de músicos, assegurando uma ambientação musical latina.

À tarde terminou com representação por um dos membros do centro cultural do espetáculo de rua “Pôr os pés em um pequeno tapete”, em frente à Igreja ao lado do CCAN.

Por volta das 19h o coletivo Las Vegan serviu uma suculenta comida vegetariana ao som de música que durou até o fim da noite.

Na manhã seguinte (08/05), a biblioteca/fanzinoteca do CCAN retomou o serviço após dois anos de pausa. Para a ocasião houve oficina de distintivos-patches e serigrafia, onde era possível vir e customizar roupas com as cores do local ou da greve geral.

Às 17h, o círculo de poesia Le MotMent, que se reúne todas as segundas no CCAN, veio nos fazer uma leitura de poemas contestatórios.

O final de semana terminou com mais uma bela refeição vegan e um super bolo de aniversário!

Esperamos que o CCAN continue existindo durante numerosos anos e termine por ver suas ideias de autogestão se expandirem.

Fonte, mais fotos: https://manif-est.info/5-ans-deja-218.html?lang=fr

agência de notícias anarquistas-ana

Gotas de sangue
estão prestes a pingar:
pitangas maduras.

José N. Reis

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Educação, Espaços Autônomos, Geral, Movimentos Políticos & Sociais, Mundo | Tagged França

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Rodri em Grita gol, engole a fome.26 de Junho de 2026

    bom texto!

  2. Rodri em [Internacional] Comunicado desde Itália: Sobre a perseguição à CNT-AIT26 de Junho de 2026

    posição lúcida. organização anarquista com marca registrada? pedindo ação do estado contra trabalhadores? opa, pera lá caceta!

  3. Sereno em Não olhe para a Lei Rouanet!5 de Junho de 2026

    Comunistas, Capitalistas e Anarquistas e a servidão voluntária. Mas... A hora mais escura é logo antes do amanhecer. (Provérbio árabe)

  4. Henrique em Libertários Negros: Os Irmãos Fettermann12 de Maio de 2026

    História sensacional! Desconhecia completamente essas informações.

  5. Henrique em [Alemanha] Milhares de jovens saem às ruas para protestar contra o serviço militar obrigatório12 de Maio de 2026

    Enquanto isso no Brasil...

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários