Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2017 / Maio / 26 / [Grécia] Atenas: Declaração do Centro Antifascista e Antiautoritário Distomo

[Grécia] Atenas: Declaração do Centro Antifascista e Antiautoritário Distomo

By A.N.A. on 26 de Maio de 2017

grecia-atenas-declaracao-do-centro-antifascista-1

 

O Centro Antifascista e Antiautoritário Distomo abriu em novembro de 2014 em San Panteleimon, o qual foi durante muitos anos um lugar onde os grupelhos fascistas e paraestatais se juntaram, uma área usada pelo Aurora Dourada como uma fortaleza para aumentar o número de seus partidários na colaboração com o departamento de polícia local.

O Centro Antifascista e Antiautoritário Distomo foi o resultado de lutas antifascistas mais amplas, assim como um movimento antifascista militante. Um objetivo inicial era transformar as relações políticas, para criar uma zona protegida de liberdade antifascista na cidade e inserir de maneira simultânea uma perspectiva antifascista num movimento militante mais grande, baseado no entendimento que o fascismo não será detido em litígios nos tribunais, não será democratizado, incapacitado ou isolado.

O translado de nosso anterior espaço subterrâneo no número 81 da rua Alkiviadou a um novo espaço do térreo entre a rua Alkiviadou e Ygeias, assinala a urgência por conservar nossa presença localmente e a necessidade de seguir um antifascismo militante a nível territorial, assim como levar a cabo nossos novos deveres.

Durante os dois primeiros anos conseguimos levar a cabo uma série de objetivos práticos e políticos. A unidade de comunistas anarquistas e antifascistas era um objetivo inicial, conseguido devido a nossa responsabilidade política de solidificar nossa presença na vizinhança e criar uma zona antifascista. A frontalidade deste projeto é uma herança que estamos obrigados a salvaguardar como uma joia da coroa. A criação da zona antifascista foi possível por meio de uma luta polimorfa. As contra-manifestações preveniram aos fascistas e membros de organizações paraestatais de invadir a área pela resistência ativa mo strada contra seus esforços. As ações puramente sociais como a reabertura de um parque infantil – que permanecia fechado com chave por ordem do prefeito Kamin is que colaborava com fascistas locais – eram nossa contribuição à melhora da vida cotidiana das crianças locais. Ademais, foram levadas a cabo ações dinâmicas, como uma intervenção contra um escritório do Aurora Dourada na zona. No passado mais recente, a tentativa de uma multidão chamada “Christos Rigas” para pôr escritórios fascistas na rua Ygeias, encontrou uma forte resposta antifascista das pessoas com uma presença ativa em lutas sociais, forçando-os a fechar num curto lapso de tempo.

O esforço recente de fascistas e membros de organizações paraestatais por reaparecer na zona demonstra amplamente a necessidade de conservar a nossa presença em San Panteleimon. A própria área – localizada no sexto distrito de Attica – constitui um espaço metropolitano que não temos planificado ceder aos fascistas. A curta distância ao centro de operações do Aurora Dourada e a importância da área como um ponto de conexão com outros bairros operários metropolitanos de signo cosmopolita não nos permitirá dar um passo atrás. Estes pontos dentro da metrópole são lugares que têm sido libertados para o próprio movimento militante.

A luta contra o fascismo está na vanguarda de cada dia. A necessidade de organização nas estruturas do antifascismo militante aparece como uma necessidade de sobrevivência, como uma necessidade de salvaguardar nossas vidas e liberdades. A libertação destas áreas dentro da metrópole é a única maneira de criar nossas próprias estruturas e organizar um movimento militante mais extenso que combaterá por reverter a depredação social e o sangramento da classe trabalhadora que experimentamos.

O Centro Antifascista e Antiautoritário Distomo seguirá defendendo seus lucros antifascistas em San Panteleimon e esforçando-se diariamente por criar uma rede antifascista militante dentro da metrópole, assim como contribuir com suas forças à primeira linha do antifascismo diário contra grupelhos fascistas e paraestatais, sempre no respeito da história sangrenta do movimento antifascista internacional e grego, dos insurgentes e aqueles que, de forma diária, defendem à gente nas ruas da capital de bandos fascistas.

QUANDO A GENTE SE ENCONTRA COM A AMEAÇA DA TIRANIA A ÚNICA OPÇÃO É A RESISTÊNCIA OU AS CADEIAS.

distomo.espivblogs.net

Tradução > Biel Rothaar

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/02/15/grecia-video-patrulha-antifascista-em-atenas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/11/24/grecia-video-antifascistas-fazem-patrulha-motorizada-pelas-ruas-de-atenas/

agência de notícias anarquistas-ana

Num atalho da montanha
Sorrindo
uma violeta

Matsuo Bashô

Compartilhe:

Posted in Geral, Grécia, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Grécia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Pedro Miguel em Associação de Trabalhadores de Base (ATB) ao povo29 de Abril de 2025

    ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…

  2. Roberto em Camarada, nenhuma igreja irá te salvar — e nem quer.19 de Abril de 2025

    caralho... que porrada esse texto!

  3. contraciv em 16 anos de PT | Uma leitura anarquista, sem dar palco ao moralismo reacionário.15 de Abril de 2025

    Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…

  4. Vantiê em 16 anos de PT | Uma leitura anarquista, sem dar palco ao moralismo reacionário.11 de Abril de 2025

    Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…

  5. contraciv em 16 anos de PT | Uma leitura anarquista, sem dar palco ao moralismo reacionário.11 de Abril de 2025

    Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários