Durante os últimos anos as ideias e práticas anarquistas se diversificaram na região chilena, proliferando, entre outros, diferentes projetos de educação libertária, os quais, apesar de recentes, dotaram o movimento libertário de novas perspectivas, diálogos e possibilidades de crescimento e consolidação.
O que caracteriza a educação libertária? Quais são atualmente os principais projetos que existem? É possível a educação libertária no contexto atual? Existem diferentes tendências na educação libertária? Essas e outras perguntas serão abordadas no encontro “Educação Libertária: Propostas para a Emancipação Social”.
O Projeto Educativo Artístico Libertário Claudia López, Ubuntu em Espiral, Coletivo Pillqu e Projeto Educativo Libertário, serão as organizações que se apresentarão em um debate aberto e gratuito onde todos poderão participar.
O encontro se dará as 19 horas na Casa do Comunismo Libertário, centro social autogerido, localizado na Nataniel Cox, 1910 (metrô Franklin), Santiago, onde as quatro organizações apresentarão suas propostas.
Ubuntu em espiral: Somos um grupo de amigos em comum-unidade, onde nos organizamos em co-criação para o processo de aprendizagem de nossos filhos e filhas, e em prol e para a comunidade em geral.
Formamos esse coletivo sem fins lucrativos, dada a plena segurança que possuímos de que o conhecimento não é um bem de consumo, e a aprendizagem é um processo natural e LIVRE, fundamental para o desenvolvimento dos seres humanos e humanas. Tal é o processo que queremos respeitar e apoiar ativamente, nos envolvendo com a comunidade, apreciando a diversidade e motivados pelo amor à infância e o respeito mútuo e colaborativo.
O Ubuntu em espiral atualmente atua e prospera na cidade de Valparaíso.
Coletivo Pillqu: Coletivo autônomo e autogerido, de caráter libertário, que realiza ações sócio-políticas, educativas e culturais no povoado de Carol Urzúa, comuna de Puente Alto. Dentre as atividades que realiza, se encontra o Projeto de Aprendizagem Coletiva, espaço alternativo de caráter comunitário, orientado a apoiar o processo de ensinamento-aprendizagem de saberes a partir de uma visão integradora focada na criança. Contamos ainda com a Bibliot eca Comunitária “O Encontro”, que além de apoiar os participantes com material educativo, cultural e formativo, pretende ser um espaço de diálogo sobre temáticas culturais, artísticas e sociais. Entre os eixos de trabalho do coletivo estão o feminismo, ecossocialismo, educação libertária, interculturalidade, aprendizagem lúdica, fortalecimento comunitário e articulação afetiva.
Projeto Educativo Artístico Libertário Claudia López: Somos um grupo de jovens com a firme convicção de que através da educação podemos mudar a realidade atual e das futuras gerações. Propomos inicialmente um ciclo de oficinas de temas variados – teatro, dança, literatura, artes plásticas, música, etc, que ensinem as crianças a aprenderem brincando e fazendo, livremente, sem ter que estarem para das e em silêncio, como na escola clássica.
Nossa ideia é que possam aprender em um ambiente livre de violência, sexismo e figuras autoritárias, que saibam sobre ideias tão necessárias como solidariedade, apoio mutuo, consciência ambiental, liberdade e desenvolvimento da pessoa por si só, sem que sinta que lhe impõe algo.
Projeto Educativo Libertário: É uma organização social, autônoma, horizontal. A ideia é desenvolver processos pedagógicos autogeridos, integrais e excludentes ao sistema escolar, dirigidos em uma primeira etapa para crianças entre seis e doze anos de idade.
Para desenvolver esse projeto desenhamos estratégias curriculares e metodológicas baseadas na educação libertária, com o fito de proporcionar aos participantes os conhecimentos necessários para potencializar a curiosidade, criatividade, solidariedade, pensamento crítico e diversas habilidades sociais que lhes permitam irem conquistando a liberdade e tomarem conhecimento de suas próprias realidades.
Para mais informações e seguir as novidades do evento pode clicar aqui:
https://www.facebook.com/events/1439871699653288
Fonte: https://noticiasyanarquia.blogspot.com.br/2017/05/un-prometedor-encuentro-sobre-educacion_23.html
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Uma sereia
Mar que canta encanta
Traz à areia
Umav
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!