Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2017 / Maio / 30 / [Turquia] Companheiros anarquistas presos em greve de fome

[Turquia] Companheiros anarquistas presos em greve de fome

By A.N.A. on 30 de Maio de 2017

turquia-companheiros-anarquistas-presos-em-greve-1

 

No dia 23 de maio, umx companheirx anarquista e muitas outras pessoas foram presas durante uma manifestação de solidariedade a Nuriye Gulmen e Semih Ozakca. O regime fascista de Erdogan é apoiado pelos EUA, que financiam a brutal opressão pelo estado turco sob o acordo EUA-Turquia.

Por Riot Turtle

Durante uma operação noturna no dia 21 de maio, a polícia turca prendeu Nuriye Gülmen e Semih Özakça, que estão em greve de fome por 78 dias em protesto por serem demitidos de seus cargos por meio de um decreto-lei emitido sob o estado de emergência na Turquia. A polícia também averiguou suas casas e confiscou alguns pertences durante a invasão.

“Todas as nossas tentativas de falar com os promotores foram negadas e não conseguimos obter aos documentos. Mas o que entendemos dos documentos é que a polícia acredita que a greve de fome possa gerar um jejum de morte e existe a possibilidade de que o protesto (de Gülmen e Özakça) vire um protesto massivo”, disse Selçuk Kozağaçlı, cabeça da Associação de Advogados Contemporâneos, a uma multidão em frente a delegacia de polícia na manhã de 22 de maio.

“Eles vieram a nossa porta à meia-noite. Nuriye e Semih já haviam ido à delegacia para assinar documentos como fazem todos os dias. Primeiro quiseram quebrar a porta, então entraram em nossa casa com a ajuda de um chaveiro. Não foi uma detenção, mas uma tentativa de assassinato”, disse Esra Özakça depois de sair da detenção no dia 22 de maio, enquanto as detenções de Gülmen e Özakça continuaram.

“Eles averiguaram tudo, reviraram a sala, e levaram dois livros de Semih. Eles sequer me deixaram colocar os sapatos”, acrescentou Esra Özakça.

Em 22 e 23 de maio, muitas pessoas tomaram as ruas na Turquia para reivindicar a soltura de Gülmen e Özakça. Em Ankara e outras cidades, policiais atacaram manifestantes, feriram e detiveram muitas pessoas. De acordo com libcom.org, um deles era um companheiro anarquista, que foi detido com outras tantas pessoas. O companheiro em questão foi mantido arbitrariamente sob custódia pela polícia e, em protesto ao tratamento dado, ontem entraram em greve de fome por tempo indeterminado até que sejam soltos. O companheiro anarquista preso foi ativo na luta de classes turca e movimento anarquista internacionalista por muito tempo. Ele traduziu/publicou muitos artigos da libcom e outros meios. Edita o jornal online anarquista turco “Yeryuzu Postasi”.

Fonte: https://enoughisenough14.org/2017/05/25/turkey-arrested-anarchist-comrades-on-hunger-strike/

Tradução > Imprensa Marginal

agência de notícias anarquistas-ana

lavrando o campo
a nuvem imóvel
se foi

Buson

Posted in Discriminação, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Turquia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Luana em Da Crueldade à Revolução: O Caso Orelha como Sintoma do Capitalismo e Chamado à Insurreição18 de Fevereiro de 2026

    Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!

  2. Raphael Cruz em Café com Anarquia #1 | “Sacudamos o tédio. Anarquia, ciência, corpo”, de Camillo Berneri13 de Fevereiro de 2026

    Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…

  3. Ilan Shalif em Desconstruindo Altares: Por um Anarquismo Sem Gurus e Sem Compromissos com o Poder11 de Fevereiro de 2026

    Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…

  4. Herik em Desconstruindo Altares: Por um Anarquismo Sem Gurus e Sem Compromissos com o Poder11 de Fevereiro de 2026

    crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.

  5. Sara em Frank Fernández (1932–2026). Historiador do anarquismo cubano, militante libertário e intelectual no exílio2 de Fevereiro de 2026

    Que a terra lhe seja leve, compa!

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários