A imagem de uma escoteira confrontando um neonazista durante protesto em Brno no último 1º de maio ganhou as redes sociais como símbolo da luta contra extremistas.
Na fotografia feita pelo fotógrafo amador Vladimir Cicmanec, Lucie Myslíková, de 16 anos, confronta um manifestante de extrema-direita que gesticula agressivamente.
Myslíková fez parte de um grupo de escoteiros que se uniu a uma manifestação contrária ao protesto conduzido por neonazistas no Dia do Trabalhador, em Brno, a segunda maior cidade da República Tcheca.
A contra-manifestação contou com um número superior de participantes em comparação ao número de neonazistas.
A jovem comentou mais tarde à BBC que “não teve medo” e que foi à contra-manifestação como “uma pessoa que está determinada a mudar as coisas”. Mais: “Para mim, faz sentido tentar mudar o mundo à minha volta”.
“Gostaria de ver mais jovens fazendo frente ao fascismo. Acho que pessoas jovens devem se envolver em coisas assim. Deviam ter conhecimento do que se está a passar”, contou.
Fonte: agências de notícias
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/05/05/suecia-nenhum-nazista-vai-marchar-aqui/
agência de notícias anarquistas-ana
O vaga-lume à noite
acende sua luz.
Pisca-pisca.
Aprendiz
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…