Com os camaradas da AL (Alternative Libertaire) reunidos em congresso em Nantes por três dias, eu lhes envio uma mensagem curta de amizade e alguns comentários políticos.
Desde a Região de Raqqa, 3 de junho de 2017.
Camaradas,
Eu vos envio a minha cordial saudação a partir da revolução em curso em Rojava! Primeiro eu quero eliminar qualquer dúvida sobre isso: é de fato uma revolução antinacionalista e de inspiração libertária. Eu digo bem de inspiração, porque há uma série de contradições, como qualquer processo humano. Isso é algo que vocês sabem, porque a nossa organização tem sempre a opção de trazer uma mensagem revolucionária para a sociedade e não para entrar em um radicalismo chique de minorias.
Esta forma de pragmatismo a encontro aqui todos os dias e, dado o sucesso deste método para Rojava, eu acho que fiz a escolha certa quando entrei na Alternative Libertaire.
Gostaria de saudar o apoio incondicional que vocês dão para a nossa luta aqui e para as tentativas práticas de construção de solidariedade com esta revolução. Se esse suporte faltar, isso poderia significar o fim do processo atual, pois estamos rodeados de inimigos por todos os lados.
Esta solidariedade será tanto mais necessária uma vez que o Daesh (Estado Islâmico) for derrotado porque então nós perderemos o apoio escasso que podemos desfrutar dos imperialistas. Tal como acontece com os camaradas aqui, a verdadeira luta social e política começará nesse momento!
Com este apoio, vamos mostrar-nos dignos, penso, de uma longa tradição internacionalista dos comunistas libertários. No entanto, desde nossas modestas organizações, sempre temos dado o nosso apoio aos revolucionários do mundo, assim como o FCL durante a Revolução argelina; como UTCL fez em apoio ao povo de Kanak; como temos feito ao longo de décadas de apoio a Palestina.
Eu vou parar por aqui. Desejo-lhes uma boa conferência, e gostaria de começar logo a luta contra o nosso Uber-presidente¹!
Biji Rojava!
Biji Saudações!
Biji Alternative Libertaire!
[1] Uber-président é um termo pejorativo para se referir ao recém-eleito presidente da França, Emmanuel Macron.
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Começo de chuva…
A tempestade faz festa,
no meio da rua.
Humberto del Maestro

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!