No passado 30 de maio, a seção sindical de Artes Cênicas e Cinematográficas da CNT recebeu informação sobre as condições de trabalho que se estão enfrentando na rodagem do novo filme da saga Star Wars. Tais condições foram denunciadas por um grupo de trabalhadores de maneira anônima ante a Fiscalização do Trabalho.
Imediatamente nos colocamos em contato com os trabalhadores afetados, que nos relataram que estavam ultrapassando as jornadas máximas de trabalho e descumprindo os períodos de descanso, o que supõe desrespeito aos direitos dos trabalhadores, ao passo que aumenta os riscos no que diz respeito aos acidentes laborais. Também temos informações de trabalho de menores, fazendo jornadas que superam o máximo legal.
Tendo em conta tudo o que fora relatado pelas trabalhadoras e trabalhadores e ainda considerando que as filmagens estão sendo realizada em uma zona deserta, se decidiu por visitar o local para prestar informações sindicais e verificar se estão cumprindo tudo o que diz respeito a segurança do trabalho, principalmente por existirem crianças no set.
Então quando dois delegados sindicais se dirigem ao local, são impedidos pela produtora de acessarem o centro de trabalho, vulnerando os direitos fundamentais dos trabalhadores e a liberdade sindical da CNT, fatos que motivaram a CNT interpor recurso ante a Fiscalização do Trabalho de Fuerteventura, ante as mencionadas vulnerações e também para que possam comprovar as reais condições laborais dos trabalhadores e trabalhadoras das filmagens, assim como se fez denúncia ante a polícia local de Costa Calma, localidade mais p róxima ao set.
A CNT realiza toda a ação sindical necessária para garantir os direitos dos e das trabalhadoras do setor de Artes Cênicas e Cinematográficas e anima a quem está sendo afetado a unir-se a demanda. Companheiros e companheiras, passem pela sede da CNT mais próxima e perguntem como podem fazer valer seus direitos e lutar contra a precarização do trabalho.
Fonte: http://graficasmadrid.cnt.es/la-cnt-denuncia-a-la-productora-espanola-de-star-wars-la-copa-roja/
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Tens frio nos meus braços
Queres que eu aqueça
O vento
Jeanne Painchaud
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!