São várias as publicações que abordam o desenvolvimento da Revolução russa e ascenso ao poder dos bolcheviques, mas poucas analisam o papel que jogaram os anarquistas e outras forças sociais no processo revolucionário que mudou o mundo e que este ano completa seu centenário. Através deste novo podcast nos submergiremos na história do anarquismo russo pela mão do historiador Julián Vadillo, autor do livro: “Por el pan, la tierra y la libertad. El anarquismo en la Revolución rusa”, uma publicação que permite compreender o papel jogado pelo movimento libertário na queda do czarismo.
Nos aproximamos das raízes do anarquismo russo através de suas grandes figuras como Bakunin e Kropotkin, conheceremos os processos precursores quase inéditos até a data que aconteceram em Bialystok e Krinki e que transcenderam à própria Revolução de 1905, assim como a alternativa encarnada pelos anarquistas russos uma vez que os bolcheviques tomam o poder em outubro de 1917, onde a experiência maknovista e a insurreição de Kronstadt mostram o desencanto de boa parte da forças revolucionárias com o novo dom&iac ute;nio imperante.
Clique aqui para ouvir a entrevista:
Fonte: http://ondaexpansiva.net/el-anarquismo-en-la-revolucion-rusa/
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
que flor é esta,
que perfuma assimtoda a floresta?
Carlos Seabra
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…