Foi realizada na terça-feira, 13 de junho, em Chania, Creta, uma manifestação em solidariedade com a okupa Rosa Nera, posta no ponto de mira das autoridades universitárias da cidade e do Capital local. O texto que publicamos a seguir foi escrito por duas coletividades de Creta, que participam nas mobilizações em defesa da okupa, em Chania e em outras cidades de Creta.
Em um período no qual a economia promissora (capitalismo) anda muito mal, quem paga o preço, como sempre, são os estratos inferiores e lutadores da sociedade. Neste período tão agitado, os soberanos inventam vários truques para conseguir mais recursos. Neste marco a Universidade de Creta pensou matar dois pássaros com um tiro, pondo no ponto de mira a okupa Rosa Nera no casco velho da cidade de Chania.
O primeiro pássaro é tirar de cima do status quo local um lugar de luta social. O segundo é conseguir dinheiro, o qual se demostrará que é pouco, desinteressando-se da longa história do edifício, e claro das ações políticas e culturais realizadas no espaço aberto da okupa.
É inaceitável que tudo seja malbaratado (vendido) em aras do turismo e do lucro, em detrimento de todos os movimentos sociais que lutam pela liberdade e a justiça social. Há treze anos, nesta okupa, que ativistas deram vida a um edifício abandonado, onde foram realizadas assembleias de preparação de mobilizações obreiras, rurais e ambientais, apresentações de livros, conferências de intelectuais de alcance internacional, concertos e muitos eventos que reforçam os laços entre os lutadores a nível horizontal.
Esta situação não pode parar por um hotel a mais e pelo lucro de uns poucos. Participamos e chamamos à marcha de defesa da okupa Rosa Nera, na terça-feira 13 de junho de 2017, às 18h, na praça do mercado.
Coletividade política “Povos” do noroeste de Creta, Terra Verde-coletividade pelo comércio alternativo e solidário
O texto em grego:
O texto em castelhano:
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/06/09/grecia-solidariedade-com-a-okupa-rosa-nera/
agência de notícias anarquistas-ana
sol na varanda –
sombras ao entardecer
brincam de ciranda
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!