Autor: P. Kalamarás
Editora: Edições Cultura Libertaris
Em nenhum país da Europa existem tantos centros sociais, coletividades, material impresso, edições, sites e emissoras de rádio dirigidas especificamente ao anarquismo como na Grécia. Também é certo que em nenhum país europeu se veem tantos lemas assinados com a letra A de anarquia, como nesse país dos “maus alunos do mundo ocidental”.
Em relação ao povo, a participação dos anarquistas em vários eventos e movimentos locais é realmente impressionante. Esse curto ensaio trata de fazer uma primeira interpretação desse fenômeno tão interessante e que atrai a atenção de pessoas de outros países. Autogestão, ausência de hierarquias, decisões em consenso, participação no movimento contra a globalização capitalista, luta antinazista e antifascista, solidariedade com os imigrantes na prática, oposição aos planos do Estado e do Capital, colocar em cheque o monopólio estatal da violência, defesa do meio ambiente e outras formas de vida, cultura antimercantil, antissexismo e crítica ao patriarcado, assim como estruturas do movimento anarquista em várias cidades, pequenas e grandes, constituem alguns dos pontos do quebra-cabeça na Grécia.
Já que o século XXI está em curso, em curso também estão as forças que aspiram à reprodução do existente, assim como aquelas que trabalham pela sua derrocada. O que temos é uma apresentação da formação social grega desde o ponto de vista anarquista, que acreditamos que contribui para o entendimento de uma parte da luta que raras vezes é mencionada no discurso público e isso é uma prova de sua periculosidade para a Soberania.
Ο Αναρχισµός στην Ελλάδα του 21ου αιώνα, Π. Καλαµαράς, εκδ. Ελευθεριακή Κουλτούρα
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Limpo o rosto na camisa –
O vento começa a trazer
As primeiras gotas de chuva
Paulo Franchetti
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…