Autor: P. Kalamarás
Editora: Edições Cultura Libertaris
Em nenhum país da Europa existem tantos centros sociais, coletividades, material impresso, edições, sites e emissoras de rádio dirigidas especificamente ao anarquismo como na Grécia. Também é certo que em nenhum país europeu se veem tantos lemas assinados com a letra A de anarquia, como nesse país dos “maus alunos do mundo ocidental”.
Em relação ao povo, a participação dos anarquistas em vários eventos e movimentos locais é realmente impressionante. Esse curto ensaio trata de fazer uma primeira interpretação desse fenômeno tão interessante e que atrai a atenção de pessoas de outros países. Autogestão, ausência de hierarquias, decisões em consenso, participação no movimento contra a globalização capitalista, luta antinazista e antifascista, solidariedade com os imigrantes na prática, oposição aos planos do Estado e do Capital, colocar em cheque o monopólio estatal da violência, defesa do meio ambiente e outras formas de vida, cultura antimercantil, antissexismo e crítica ao patriarcado, assim como estruturas do movimento anarquista em várias cidades, pequenas e grandes, constituem alguns dos pontos do quebra-cabeça na Grécia.
Já que o século XXI está em curso, em curso também estão as forças que aspiram à reprodução do existente, assim como aquelas que trabalham pela sua derrocada. O que temos é uma apresentação da formação social grega desde o ponto de vista anarquista, que acreditamos que contribui para o entendimento de uma parte da luta que raras vezes é mencionada no discurso público e isso é uma prova de sua periculosidade para a Soberania.
Ο Αναρχισµός στην Ελλάδα του 21ου αιώνα, Π. Καλαµαράς, εκδ. Ελευθεριακή Κουλτούρα
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Limpo o rosto na camisa –
O vento começa a trazer
As primeiras gotas de chuva
Paulo Franchetti

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!