Membros e simpatizantes do grupo supremacista branco Ku Klux Klan (KKK) se manifestaram, neste sábado (08/07), em Charlottesville, na Virgínia, contra a remoção de uma estátua do general Robert E. Lee, comandante dos exércitos confederados na Guerra de Secessão norte-americana.
Os manifestantes da KKK, uns 50, foram recebidos com insultos e vaias por contra-manifestantes nessa tranquila cidade universitária, onde o protesto do famoso grupo supremacista branco foi autorizado pelas autoridades do estado da Virgínia sob o argumento da liberdade de expressão.
Durante a marcha, dezenas de manifestantes -alguns com bandeiras da Confederação e usando o capuz branco que caracteriza os membros do Klan- desfilaram para centenas de pessoas que gritavam “racistas, voltem para casa!”, entre outras frases de protesto.
Os dois grupos estavam separados por uma barricada de metal e uma fileira de policiais armados. Segundo a imprensa local, houve confronto entre os manifestantes racistas e pessoas que foram protestar contra a reunião do Klan. A polícia dispersou os grupos com bombas de gás lacrimogêneo e deteve pelo menos 20 pessoas contrárias à KKK.
Fonte: agências de notícias
Conteúdos relacionados:
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
flor amarela,
no vaso, vê o mundo
pela janela
Carlos Seabra
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…