Boletim de imprensa da Aliança pela Água (da província de Magnésia), publicado na página web WaterVolo, movimento de habitantes de Pelion e Volos pela água.
Na terça-feira, 27 de junho, a Aliança pela Água realizou uma assembleia. Os temas debatidos foram o aumento do fitoplâncton às margens do golfo Pagasético, o funcionamento da planta da depuradora biológica, a cloração das águas dos mananciais (fontes) dos povoados de Monte Pelion, a política da Empresa Municipal de Águas de Volos sobre as dívidas dos consumidores, os cortes de fornecimentos de água, assim como os aumentos das tarifas de fornecimento de água, como resultado da aplicação da decisão interministerial sobre a nova tarificação do serviço de água.
Com respeito ao fitoplâncton, (nas águas do golfo da província) ultimamente aconteceram duas coisas que ninguém pode pôr em dúvida. O primeiro é a contaminação durante vários meses do golfo Pagasético com dejetos urbanos e com toneladas de amoníaco, por causa do funcionamento deficiente da planta da depuradora biológica. O segundo é que este ano este fenômeno se viu mais marcado e se deu em várias zonas geográficas. Isto não havia passado nos anos anteriores. No entanto, não há necessidade que seja especialista para entender que os comunicados das sociedades e empresas envolvidas no tema da privatização da água sejam contraditórios: A contaminação em fevereiro superou os limites aceitáveis e ao mesmo tempo o golfo Pagasético se limpou como por passo de mágica. Não nos explicaram quais foram as medidas tomadas que contribuíram à redução dos problemas. Tampouco as medições (dos níveis de contaminação) foram publicadas.
Todos estes truques e o fato de que constantemente mudam de posições, deixam claro que são pouco confiáveis. Também, demonstram que são irresponsáveis, dado que sua política a respeito de um tema que concerne à saúde pública não é limpa. Reconhecemos que o aparecimento do fitoplâncton é um fenômeno que tem vários parâmetros e consideramos que se requer um estudo científico do fenômeno o quanto antes, assim que se concretizarem e se confrontarem suas verdadeiras causas. Ao mesmo tempo, toda a sociedade exige que, por um lado, a depuradora biológica funcione ao máximo e, por outro lado, a proteção do mar de qualquer tipo de contaminação de dejetos industriais, etc.).
Quanto aos aumentos iminentes nas tarifas do serviço de água em todo o país, se assinalou (na assembleia) que se trata de mais uma medida integrada no marco da política dos memorandos do governo, a qual afetará aos estratos sociais mais pobres. Ao mesmo tempo, a decisão interministerial é um rito: Converte a água em mercadoria. A Aliança pela Água continuará lutando pela defesa do meio ambiente aquático, assim como da água como bem social e público, como direito inalienável do homem e da natureza.
O texto em grego:
https://watervolo.blogspot.com.br/2017/07/blog-post.html
O texto em castelhano:
Tradução > KaliMar
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
O lago ondula
em círculos,
um peixe salta no ar
Eugénia Tabosa
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!