Milhares de pessoas protestaram no centro de Tóquio na terça-feira (11/07) contra a nova legislação antiterror aprovada no Japão no mês passado. Os manifestantes gritavam palavras de ordem e carregavam faixas e cartazes com mensagens como “Revogação imediata da legislação fascista”, “Abaixo a sociedade de vigilância”, “Nossa liberdade de expressão está ameaçada” e “Tóquio antifascista”.
A lei que “criminaliza as conspirações por cometer terrorismo e outros 277 crimes graves” entrou em vigor nesta terça-feira (11/07). A nova medida, entre outras coisas, dá amplo poderes para o governo monitorar e investigar grupos políticos vistos como uma ameaça à ordem pública. O primeiro-ministro conservador japonês, Shinzo Abe, diz que a “lei faz parte do esforço conjunto internacional contra o crime antes dos Jogos Olímpicos de 2020”.
Mas os críticos dizem que é abuso de poder e um ataque à liberdade de expressão, e que a legislação pode levar à vigilância oficial em massa dos cidadãos comuns, intimidar e silenciar opositores das políticas governamentais. “Esta legislação é o exemplo perfeito de como o governo está usando o antiterrorismo como uma desculpa para a vigilância em massa de cidadãos e ativistas comuns, tentando re-militarizar o país e reprimir os dissidentes”, disse uma ativista.
Fonte: agências de notícias
Conteúdos relacionados:
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
Todos dormem.
Eu nado na noite que
entra pela janela.
Robert Melançon




Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!