Milhares de pessoas protestaram no centro de Tóquio na terça-feira (11/07) contra a nova legislação antiterror aprovada no Japão no mês passado. Os manifestantes gritavam palavras de ordem e carregavam faixas e cartazes com mensagens como “Revogação imediata da legislação fascista”, “Abaixo a sociedade de vigilância”, “Nossa liberdade de expressão está ameaçada” e “Tóquio antifascista”.
A lei que “criminaliza as conspirações por cometer terrorismo e outros 277 crimes graves” entrou em vigor nesta terça-feira (11/07). A nova medida, entre outras coisas, dá amplo poderes para o governo monitorar e investigar grupos políticos vistos como uma ameaça à ordem pública. O primeiro-ministro conservador japonês, Shinzo Abe, diz que a “lei faz parte do esforço conjunto internacional contra o crime antes dos Jogos Olímpicos de 2020”.
Mas os críticos dizem que é abuso de poder e um ataque à liberdade de expressão, e que a legislação pode levar à vigilância oficial em massa dos cidadãos comuns, intimidar e silenciar opositores das políticas governamentais. “Esta legislação é o exemplo perfeito de como o governo está usando o antiterrorismo como uma desculpa para a vigilância em massa de cidadãos e ativistas comuns, tentando re-militarizar o país e reprimir os dissidentes”, disse uma ativista.
Fonte: agências de notícias
Conteúdos relacionados:
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
Todos dormem.
Eu nado na noite que
entra pela janela.
Robert Melançon
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!