Uma HQ de Laëtitia Rouxel e Roland Michon
Apresentação
Nathalie Lemel, nascida em 1827 em Brest, morta em 1921 em Ivry-sur-Seine, é uma militante da Associação Internacional dos Trabalhadores e feminista que participou, nas barricadas, da Comuna de Paris de 1871.
Ela foi uma extraordinária testemunha de seu tempo. Deveu isso a seu companheirismo com um dos líderes da Comuna, Eugène Varlin, a seus talentos de organizadora, juntamente com Elisabeth Dimitrieff e à sua amizade indefectível com Louise Michel.
Através do destino dessa mulher, que morreu quase centenária, revivesce um século de lutas pelas grandes causas: desemprego, seguro de saúde, férias remuneradas, igualdade entre os sexos, trabalho infantil…
Ela participou do primeiro restaurante cooperativo durante o cerco de Paris em 1870, co-fundou um dos primeiros movimentos feministas, militou na defesa dos pobres a despeito do perigo e da depressão. Nathalie Lemel e seus semelhantes semearam com coragem sementes sob a neve, que germinariam várias décadas depois…
Livreira, operária encadernadora, mãe de família, e depois mulher divorciada e independente, sua vida é uma epopeia que parte da sua Bretanha natal e se desenvolve na Paris do século XIX, após longa passagem pelas prisões de Versalhes e sete anos de molho na Nova Caledônia.
Uma dezena de páginas documentais, históricas sobre a Comuna de Paris e seus protagonistas.
Des graines sous la neige. Nathalie Lemel, communarde et visionnaire
Edições Locus-Solus, 144 p. (10 p. documentais), 20 €.
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/06/13/franca-lancamento-a-comuna/
agência de notícias anarquistas-ana
sobre os vidros
traços de nariz e dedos
olham ainda a chuva
André Duhaime

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!