“Aurora Dourada: uma questão pessoal” é um documentário de Angelique Kourounis, correspondente da Grécia para a Rádio-France e cineasta. Nesse filme exibido desde 2015, ela nos faz mergulhar na “mente do neonazista de todos os dias”.
Aurora Dourada: uma questão pessoal
Que se passa na mente do neonazista de todos os dias?
“Meu marido é judeu, um dos meus filhos é gay, outro anarquista e eu sou feminista de esquerda, filha de imigrantes. Se o Aurora Dourada ocupa o poder, nosso único problema será em que vagão entraremos.”
O colapso econômico, a instabilidade política e as relações familiares estão no primeiro plano desse documentário que tenta compreender o que se passa na mente dos “Auroradourados” ao se colocar como “vítimas do sistema”.
O partido Aurora Dourada jamais se escondeu quanto à sua ideologia. No passado, seus números nas eleições eram talvez negligenciados, mas essa ideologia defendida por uma parte do clero, cultivada por maior parte da mídia e transmitida pelo sistema político se tornou solo fértil no qual a organização pode se desenvolver.
A diretora do filme dedicou vários anos de trabalho na pesquisa acerca do partido neonazista grego que ocupa sempre o terceiro lugar no tabuleiro de xadrez político após décadas de ações assassinas. Este é o seu terceiro filme sobre a questão, porém seu primeiro documentário autoral.
Vídeo (1:30:00): https://vimeo.com/144829248
Fonte: https://lepressoir-info.org/spip.php?article920
Tradução > Ana Rosa Rosa
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
noite gelada –
a criança ajeita o gato
nos pés descalços
Rosa Clement
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!