Segue o comunicado da Coordenadora de Ierissós contra a extração de ouro e cobre, emitido por causa do anúncio da empresa mineradora Eldorado Gold da celebração da inauguração de uma fábrica em Olimpiada, Calcídica, sem licença de funcionamento. Como se denuncia no texto do comunicado, o governo esquerdista (que quando era Oposição estava contra a extração de ouro) prometeu à empresa mineradora dar-lhe esta licença, fazendo a vista grossa ante as consequências desastrosas que terá a extração para o meio ambiente e a vida humana, e ante as sucessivas violações por parte da empresa da legislação da democracia burguesa.
Nós não temos as ilusões falsas que tem os partidários do regime da democracia burguesa e os que creem que possam mudar algo pela via institucional. As leis são feitas para servir aos interesses do Capital. Seus títeres políticos tem duas opções quando em algum momento uma lei não é de todo concordante com estes interesses: Fazer a vista grossa ante sua violação ou mudá-la segundo como sejam estes interesses nesse momento. Os de baixo tem uma opção se querem derrocar e eliminar totalmente este regime: Lutar sem nenhum tipo de mediadores e hierarquias. Isto não é nada claro para uma boa parte dos explorados. Tampouco é claro que esta maioria compartilha nossas aspirações ou sonhos. Isto é algo que muito pouco tem preocupado a quase todos os coletivos anarquistas, antiautoritários ou libertários neste país. Ao contrário, está preocupando muito à maioria das pessoas anarquistas e libertárias, que por uma série de razões que não tocaremos nesta postagem se abstém de tudo o que abarca o termo “movimento”.
A empresa mineradora Eldorado Gold, depois de chantagear e enganar reiteradas vezes o Estado grego e a todos os que estavam dispostos a ser enganados, deu um passo mais, incluindo esta vez em suas vítimas a seus próprios acionistas. Ao mesmo tempo que o valor de sua ação na Bolsa de Nova York vai caindo, havendo chegado a seu nível histórico mais baixo, um pouco menos de dois dólares, está anunciando uma festa para o 15 de setembro, convidando a toda a chusma dos políticos interconectados e os “jornalistas subvencionados”, para inaugurar, como sustenta, a fábrica de Olimpiada, a qual, desde logo o governo não lhe deu permissão (licença) de funcionamento ou Estado grego.
E por quê não fazê-lo? Eldorado Gold se porta na Grécia exatamente como se porta nos países da África e da América Latina, e os encarregados do governo fazem a vista grossa. Eldorado Gold mente e engana constantemente, sem ser castigada por seus crimes e suas ilegalidades. Cria fatos consumados. E enquanto está sucedendo tudo isto, mais vontade tem de enganar e de cometer ainda mais ilegalidades.
O ministro de Desenvolvimento, Stathakis, tem em suas mãos os arquivos de todas as ilegalidades de Elinikós Jrisós (filial de Eldorado Gold), denunciadas e corroboradas (comprovadas) por todos os serviços de auditoria (controle, inspeção) debilitados do ministério (acaso este debilitamento se fez intencionalmente?), mas lhes prometeu aos representantes de Eldorado Gold que lhes vai dar uma nova permissão (licença). Acaso isto é a nova edição do “a extração se realizará ao preço que seja (aconteça o que acontecer)?”
Todos tem que se inteirar de que Calcídica não quer as minas e que as vai a tirar de suas terras: Desde os acionistas e os patrões de Eldorado Gold até os trabalhadores-reféns, os governadores e os políticos de todos os bandos. Calcídica quer proteger as vidas e a saúde das pessoas do pó tóxico e do câncer. Deve proteger suas águas e seus bosques. Calcídica pode viver com formas de desenvolvimento sustentáveis, tal como está acontecendo desde milhares de anos, e não com o “monocultivo” das minas e destruindo seus recursos básicos (águas, bosques).
Chamamos as pessoas a estar em alerta e a estar constantemente resistindo, para anular os planos de Eldorado Gold e de seus esbirros.
Coordenadora de Ierissós contra a extração de ouro e cobre
O texto em grego:
O texto em castelhano:
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Suave impressão de asas
abrindo em tempo-semente
e pausa suspiro
Nazareth Bizutti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!