A cidade americana de Baltimore retirou em plena madrugada desta quarta-feira (16/08) suas quatro estátuas em homenagem a personagens da Confederação Sulista, poucos dias depois dos atos de violência nazista que enlutaram Charlottesville.
“Está feito”, declarou Catherine Pugh, a prefeita dessa cidade de 600.000 habitantes e situada a 80 km de Washington. “Era necessário retirá-las. Fico preocupada com a segurança da nossa população”, disse ela ao jornal local Baltimore Sun.
A decisão de retirar as estátuas não foi anunciada com antecipação. As estátuas – algumas monumentais – foram retiradas com um guindaste e levadas de caminhão. Os pedestais foram deixados e estão tomados de pichações antirracistas e a favor do movimento de defesa dos negros Black Lives Matter.
Fonte: agências de notícias
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
jardim sem flor
entre as páginas do livro
a rosa e sua cor
Alice Ruiz
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…