Nesta quinta-feira (17/08), a partir das 19h, na Faculdade de Educação/USP – Sala 116 do Bloco B, São Paulo (SP), lançamento do livro “O Futuro de Nossas Crianças e Outros Ensaios”. Autores: Élisée Reclus, Charles-Ange Laisant, Émilie Lamotte, Domela Nieuwenhuis e Jean Grave. Coedição: Intermezzo Editoriale e Biblioteca Terra Livre.
O livro será apresentada por:
Adriano Gonçalves Skoda. Mestre em Geografia pela Universidade São Paulo (2016), apresentando a dissertação “A recepção de Élisée Reclus no Brasil: uma narrativa científica”. É professor de Geografia no ensino médio e membro da Biblioteca Terra Livre.
Rodrigo Rosa da Silva. Doutor em Educação pela Universidade São Paulo (2013), apresentando a tese Anarquismo, ciência e educação: Francisco Ferrer y Guardia e a rede de militantes e cientistas em torno do ensino racionalista (1890-1920). Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Atualmente é pesquisador no Grupo de Pesquisa Poder Político, Educação, Lutas Sociais (GPEL/USP) e membro da Biblioteca Terra Livre.
Entrada livre. O livro estará à venda durante o evento.
Orelha do livro:
A reunião de cinco “ilustres desconhecidos” em um mesmo tomo assume, desde o início, o papel de se tornar um grande clássico da literatura pedagógica. Será, sem dúvida, uma potente ferramenta de transformação político-pedagógica se atentamente manuseada por professores e estudantes, pesquisadores, trabalhadores e ativistas da área da educação. Élisée Reclus, Domela Nieuwenhuis, Charles-Ange Laisant, Émilie Lamotte e Jean Grave serão nomes que ficarão marcados em cada leitor/leitora sensível. Não há como passar incólume às observações precisas e críticas eloquentes expressas por esses militantes anarquistas há mais de 100 anos. Ousamos afirmar que a ignorância em relação à vida e obra dos presentes autores é inversamente proporcional à qualidade de suas contribuições e reflexões para o campo da pedagogia. Façamos-lhes coro e sejamos, nós mesmos, amplificadores de suas propostas e criadores de novas pedagogias que respeitem as crianças. Sejamos realizadores de práticas que as façam, de fato e de direito, tornarem-se sujeitos centrais de toda relação educativa buscando sempre alcançar a liberdade pelo exercício cotidiano da própria liberdade, individual e coletiva.
FB: https://www.facebook.com/events/1930451043884009
agência de notícias anarquistas-ana
A vasta noite
não é agora outra coisa
se não fragrância.
Jorge Luis Borges
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!