Nesta quinta-feira (17/08), a partir das 19h, na Faculdade de Educação/USP – Sala 116 do Bloco B, São Paulo (SP), lançamento do livro “O Futuro de Nossas Crianças e Outros Ensaios”. Autores: Élisée Reclus, Charles-Ange Laisant, Émilie Lamotte, Domela Nieuwenhuis e Jean Grave. Coedição: Intermezzo Editoriale e Biblioteca Terra Livre.
O livro será apresentada por:
Adriano Gonçalves Skoda. Mestre em Geografia pela Universidade São Paulo (2016), apresentando a dissertação “A recepção de Élisée Reclus no Brasil: uma narrativa científica”. É professor de Geografia no ensino médio e membro da Biblioteca Terra Livre.
Rodrigo Rosa da Silva. Doutor em Educação pela Universidade São Paulo (2013), apresentando a tese Anarquismo, ciência e educação: Francisco Ferrer y Guardia e a rede de militantes e cientistas em torno do ensino racionalista (1890-1920). Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Atualmente é pesquisador no Grupo de Pesquisa Poder Político, Educação, Lutas Sociais (GPEL/USP) e membro da Biblioteca Terra Livre.
Entrada livre. O livro estará à venda durante o evento.
Orelha do livro:
A reunião de cinco “ilustres desconhecidos” em um mesmo tomo assume, desde o início, o papel de se tornar um grande clássico da literatura pedagógica. Será, sem dúvida, uma potente ferramenta de transformação político-pedagógica se atentamente manuseada por professores e estudantes, pesquisadores, trabalhadores e ativistas da área da educação. Élisée Reclus, Domela Nieuwenhuis, Charles-Ange Laisant, Émilie Lamotte e Jean Grave serão nomes que ficarão marcados em cada leitor/leitora sensível. Não há como passar incólume às observações precisas e críticas eloquentes expressas por esses militantes anarquistas há mais de 100 anos. Ousamos afirmar que a ignorância em relação à vida e obra dos presentes autores é inversamente proporcional à qualidade de suas contribuições e reflexões para o campo da pedagogia. Façamos-lhes coro e sejamos, nós mesmos, amplificadores de suas propostas e criadores de novas pedagogias que respeitem as crianças. Sejamos realizadores de práticas que as façam, de fato e de direito, tornarem-se sujeitos centrais de toda relação educativa buscando sempre alcançar a liberdade pelo exercício cotidiano da própria liberdade, individual e coletiva.
FB: https://www.facebook.com/events/1930451043884009
agência de notícias anarquistas-ana
A vasta noite
não é agora outra coisa
se não fragrância.
Jorge Luis Borges

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!