Na sexta-feira, dia 18 de agosto, o Lonko mapuche Facundo Jones Huala decidiu suspender a greve de fome ante o pedido e conselho dos maiores [mapuches], autoridades [mapuches] e membros de diferentes Comunidades [de povos originários], Organismos de Advogados e Direitos Humanos.
A greve se estendeu por 18 dias, onde Facundo perdeu mais de 8kg, teve enjoos e dores de cabeça, entre outras sequelas menores.
Ademais, na quinta-feira, dia 17, o Juiz Gustavo Villanueva e o Promotor Federal Jorge Bagur Creta visitaram Facundo na Unidade 14 de Esquel, onde mantiveram uma longa conversação sobre sua condição de saúde e o avanço de seu processo judicial, mas sem determinar uma data de julgamento.
Também, Facundo lhes fez menção sobre Santiago Maldonado, que foi desaparecido no Território de Pu Lof em Resistência de Cushamen, na Patagônia, onde se encontrava acompanhando os membros do Lof exigindo a liberdade e não extradição de Facundo, repudiando a decisão de Villanueva e Bagur Creta, de iniciar ilegalmente este segundo processo judicial ao qual Facundo está sendo submetido.
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
sementes fortes
formam novas gerações
mais resistentes
Thiphany Satomy
Mostrar mensagem original
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!