Texto e cartaz do Comitê de luta de Tessalônica contra a extração de ouro, publicado em sua página web por causa da realização de duas manifestações em Ierissós (Calcídica) e em Tessalônica, contra a extração de ouro em Calcídica.
Desde o momento em que Eldorado Gold ameaçou terminar seu “investimento” e sair da Grécia, o partido da oposição Nova Democracia e os meios de desinformação de massa iniciaram uma campanha de mentiras. Os jornalistas porta vozes da empresa mineradora reproduzem diariamente vários disparates, e dia após dia andam dizendo que vão aumentar os postos de trabalho e o dinheiro que se supõe que contribuirá a empresa para a economia.
Nós sabemos que após a palavra mágica “investimento” empregada como uma panaceia, se esconde um saque: Uma empresa que comprou os terrenos em Calcídica nos quais se pretende fazer a extração de ouro por umas migalhas, que está lucrando sem pagar impostos, que está destruindo o meio ambiente e os recursos naturais da região, que ameaça com conduzir ao desemprego a dezenas de milhares de trabalhadores nos setores da agricultura, da apicultura, da pesca, do turismo, da pecuária e em todos os trabalhos associados com estes setores, em Calcídica e em Tessalônica.
Frente a eles há um governo que apesar de que argumente que está interessado no meio ambiente, concedeu mais licenças a esta empresa que qualquer governo anterior. É um governo que anda dizendo que busca uma solução de compromisso, um “acordo mutuamente benéfico” com Eldorado Gold. Neste momento tudo é possível, dado a chantagem descarada da empresa e a pressão do Capital local e internacional.
Nossa resposta a tudo isto é simples: Que se vão! Que parem já e para sempre as extrações em toda a província de Calcídica. Que se anulem os planos de novas extrações em Macedônia e Trácia. Não esperamos nenhum salvador, não delegamos nossas lutas a nenhum governo. Seguimos lutando de uma maneira combativa até que se vá a empresa e que não venha outra.
Absolvição para todos os lutadores processados. Nenhuma perseguição e nenhuma extração com nenhum governo.
Manifestações: Ierissós, domingo 17 de setembro de 2017, às 11 horas, Tessalônica, terça-feira 19 de setembro de 2017, às 18 horas, em Kamara.
Comitê de luta de Tessalônica contra a extração de ouro
O texto em grego:
http://epitropiagonathessantigold.blogspot.com.br/2017/09/eldorado-go-home_28.html
O texto em castelhano:
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Flores no jardim.
Uma abelha pousa aqui
e depois se vai.
Sérgio Francisco Pichorim
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!