Na terça-feira, dia 05 de setembro de 2017, através da sua decisão, a corte municipal de Praga abriu o caminho para o despejo do Centro Social Autônomo Klinika. Nosso recurso foi rejeitado, uma vez que a corte sustentou a visão do Estado (proprietário do imóvel) de que ele está em seu direito de não renovar conosco o contrato de aluguel. O coletivo está convencido de que o centro social autônomo pode continuar funcionando a despeito da decisão judicial. Sendo sem sentido destruir um proveitoso centro social, visitado por milhares de pessoas, para dispendiosamente transformá-lo em um edifício comercial, cuja aprovação demandará alguns anos para que se possa fazer a alteração do zoneamento da área – que atualmente não permite escritórios no local.
O Klinika começou em novembro de 2014 através da ocupação de uma antiga clínica para doenças pulmonares, abandonada desde 2009. Após 10 dias a polícia realizou a ação de despejo, mas após meses de negociação o Estado concordou com um contrato de um ano com o centro social, com a possibilidade de sua renovação. O centro iniciou uma série de programas, com concertos, cursos de idioma, cozinha aberta, aulas, workshops e outros tantos eventos – todos gratuitos ou com doações voluntárias. Após o Klinika se tornar uma das primeiras iniciativas a se organizar para ajudar refugiados, no verão de 2015, as impressões do Estado e da prefeitura tornaram-se cada vez menos simpáticas. Em março de 2016, quando o contrato original terminou, eles se recusaram a renová-lo alegando falsos pretextos. Desde então o centro continua com as suas atividades sem contrato. Entretanto, o coletivo precisa pagar 1000 CZK (cerca de 160 reais) todos os dias – o que hoje já soma alguns milhares.
Acreditamos que a cidade, o país e o mundo necessitam de lugares como o Klinika. De forma que faremos tudo ao nosso alcance para mantê-lo vivo. Para tal precisamos da ajuda de todos vocês. Em primeiro lugar pelo grande débito que possuímos em multas. Você pode nos ajudar através da organização de um evento ou através de doação para a nossa transparente conta bancária (IBAN: CZ8220100000002600985228 SWIFT/BIC: FIOBCZPPXXX). Bem como manifestações de solidariedade em frente às embaixadas da República Tcheca nos seus países também pode ser útil.
Se nossos esforços para mantermos o centro social vivo fracassar, o despejo em si provavelmente ocorrerá entre outubro e novembro. Quando soubermos a data mais precisamente, iremos divulgar um chamado para toda a população que deseja vir ajudar na casa. Por favor, acompanhe-nos no Twitter @centrum_klinika e através da nossa página klinika.451.cz (nossa página do Facebook acaba de ser retirada do ar, não sendo um canal confiável).
Obrigado a todos que permanecem juntos com o Klinika, outro mundo é possível!
Klinika
Tradução > VizualWatcher
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/02/25/republica-tcheca-deixem-o-klinika-respirar/
agência de notícias anarquistas-ana
Passarinho posa
seu peito vermelho
para fotografia.
Mô Schnepfleitner
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!