Nos últimos anos do século XIX, Andaluzia viveu um clima de terror provocado por uma suposta organização anarquista chamada “La Mano Negra”. O descobrimento de seus estatutos, nos quais se propunha a luta contra a burguesia e a morte dos traidores, serviu de desculpa ao Governo para levar a cabo uma campanha de repressão contra o movimento camponês, legal desde que em 1881 se reconhecera o direito constitucional ao associacionismo. A consequência mais dramática de tudo isso foram sete execuções mediante o garrote vil em um só dia, assim como centenas de encarcerados. Este livro nos descobre o estremecedor relato dos últimos dias dos acusados e a comoção social que supôs dito acontecimento.
Eladio Romero García nos traz este interessante ensaio de investigação, onde trata de esclarecer a verdadeira história do sucedido e o sentido de dita iniciativa midiática, baseando-se nos numerosos artigos publicados, em especial nos do jornalista conservador Francisco Peris Mencheta, e que permitiram ao Governo e às forças da ordem pública levar a cabo, sem maiores problemas, todo tipo de ações repressivas. A imprensa burguesa se colocou a favor de dita repressão, exagerando o sucedido e, definitivamente, orquestrando toda uma campanha contra os supostos assassinos.
Um livro rigorosamente documentado que descobre a verdadeira história de “La Mano Negra”.
Eladio Romero García – (El Pont de Suert, Lleida, 1956). Doutor em História pela Universidade de Barcelona e catedrático de Ensino Secundário. Grande pesquisador e novelista, entre suas publicações destacam-se os ensaios históricos: “Garrote vil, rituales de ejecución en a España contemporánea”, “Breve historia dos Medici”, “Roma, do Renacimiento al Barroco”, “Breve historia de las guerras dos Balcanes” e “Breve historia do Imperio otomano”, todos eles publicados em ed. Nowtilus; e as novelas: “La batalla do Ebro”, “Cacao p’al moro” (ed. Laertes), “Los crímenes masónicos de Jack o Destripador” (ed. Unaluna), “Un asesinato banal. A la sombra de Kosovo” (ed. Laertes), entre outras.
La Mano Negra. Crisis rural en Andalucía a finales do siglo XIX
Eladio Romero García
Editorial Almuzara, Colección Historia. Córdoba 2017
208 págs. Rústica 24×15 cm
ISBN 9788417044800
19.95€
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Campo verdejante —
Apontam, aqui e acolá
alvas açucenas.
Kazue Yamada
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!