Evento ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de outubro, na Ocupação Coletiva de Arteirxs – OCA.
O Projeto Multiversidade Autogestionária de Aprendizagens Livres da OCA e o Grupo de Estudos em Educação Libertária e Anarquista da UFPel promovem a II Jornada de Educação Libertária de Pelotas para debatermos o pensamento e práticas libertárias na educação, com uma programação que reúne conferências, oficinas, rodas de conversa, apresentação de trabalhos e lançamento de livro.
Nessa segunda Jornada refletiremos sobre a educação nos processos de aprendizagens comunitárias dos povos originários, que se comunicam com a perspectiva anarquista ao se organizarem sem Estado, sem mercado, sem a instrumentalização racional-burocrática do conhecimento.
Para além do tema central, nossa proposta visa abarcar as intersecções da educação libertária com áreas das Ciências Sociais e Humanas, estudos de gênero e étnico-culturais, e teorias e práticas em Pós-Escolarização e aprendizagens livres. No momento da inscrição, você poderá inscrever sua proposta em diferentes modalidades (artigos científicos, oficinas, resenhas de livros, etc), direcionando para um dos eixos temáticos.
Eixos temáticos:
1. Educação Libertária e intersecção com alternativas como Educação comunitária indígena, Pós-Escolarização e aprendizagens livres (teorias e práticas);
2. Educação Libertária e intersecção com as áreas das Ciências Sociais e Humanas (antropologia, pedagogia, história, geografia, literatura);
3. Educação Libertária e intersecção com estudos de gênero e étnico-culturais.
Inscrições na página eletrônica do evento: https://libertariosufpel.wixsite.com/jornada.
Prazos para envio de Resumos e propostas: 01 à 22 de Setembro.
FB:https://www.facebook.com/events/114722345848499.
Contato: libertariosufpel@gmail.com.
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Criança a brincar
Em seu cabelo pousando
Borboleta amarela.
Marcelle Alves Moreira – 14 anos
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…