Memória e Registros da 1ª Jornada de Educação Libertária de Pelotas (RS)

memoria-e-registros-da-1a-jornada-de-educacao-li-1

 

Realizada nos dias 17, 18, 19 e 20 de maio, a 1ª Jornada de Educação Libertária de Pelotassuperou todas as expectativas, seja na quantidade, mais de cem participantes dos mais diversos locais como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e cidades do Rio Grande do Sul como Santa Maria, Caxias do Sul, Porto Alegre, Rio Grande, Chuí, com expressivo número de estudantes de Pelotas e região, seja na qualidade dos participantes e dos trabalhos apresentados, bem como os painelistas convidados e Coletivos autogestionários.

Tendo como tema “A Educação de anarquistas”, a Jornada buscou reunir pesquisadores, estudantes, professores e interessados no tema para compartilhar seus saberes e conhecimentos sobre a Educação Libertária, ou seja, a educação realizada pelos anarquistas. Para isso a Jornada foi organizada com uma série de atividades como painéis, rodas de conversa, apresentação de trabalhos e oficinas, mesas de debates, realizadas em diferentes locais, tanto na Universidade como em espaços de Coletivos autogestionários como a OCA, Ocupação Coletiva de ArteirXs, e a OKUPA 171.

A 1ª Jornada começou um mês antes, com a elaboração do projeto do site e as peças de divulgação, elaboradas pelo compa Pablo Castro.

A Jornada ganhou divulgação na cidade com matéria de Carlos Cogoy no Diário da Manhã¹, que abordou o tema da Educação Libertária.

Contamos com a parceria da Rádio Sofia que transmitiu ao vivo os painéis e apresentação de trabalhos.

A seguir, um breve resumo da 1ª Jornada de Educação Libertária de Pelotas com fotos da Gabriella Gasperim.

Primeiro dia, 17/05 – Abertura.

Na abertura, realizada no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo que estava lotada, tivemos a apresentação da Conferência “Educação Libertária: De Cempuis à Revolução Espanhola de 1936”, realizada por Rodrigo Rosa, professor Doutor em Educação da Universidade de São Paulo e integrante da Editora Biblioteca Terra Livre de São Paulo. Na ocasião também foi lançado a edição brasileira da obra “A Colmeia: Uma experiência pedagógica” de Sebastién Faure, editada pela Terra Livre.

Segundo dia, 18/05 – Painéis Educação Libertária no Brasil e RS e Pesquisa Autodidata sobre Educação Libertária e lançamento de Revista.

No Segundo dia, na Faculdade de Educação da UFPel realizaram-se dois painéis: O primeiro, na parte da manhã, foi sobre A história da Educação Libertária do Brasil e RS, realizada pelo professor Paulo Marques, coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Libertária da UFPel e um dos organizadores da Jornada. No painel foi apresentado um breve resumo dos primeiros resultados da pesquisa que está sendo desenvolvida pelo Grupo, com ênfase na memória e trajetória de educadores anarquistas que atuaram no Estado nas primeiras décadas do século XX, construindo Escolas e realizando atividades de caráter educacional.

Na parte da tarde realizou-se o painel sobre Pesquisa Histórica Autodidata sobre anarquismo, com João Batista Marçal, jornalista, radialista, escritor e pesquisador autodidata, Marçal é autor do único livro existente sobre os anarquistas gaúchos: “Os anarquistas do Rio Grande do Sul (1995)”; além de diversos livros de história do movimento operário: “Primeiras Lutas operárias no Rio Grande do Sul’ (1987); “Memória Histórica dos socialistas do Rio Grande do Sul (1987); “A imprensa operária no Rio Grande do Sul (2004)”; “Dicionário Ilustrado da Esquerda Gaúcha. Anarquistas, Comunistas, Socialistas e trabalhistas (2008)”.

Na parte da noite, foram lançadas duas revistas: A revista de Educação Libertária PERISCÓPIO e a Revista antimilitarista ROMPENDO FILAS.

Terceiro dia, 19/05 – Apresentação de Trabalhos.

A atividade de Apresentação de Trabalhos, fruto de pesquisas e estudos realizados ou em andamento foi de grande riqueza que propiciou a troca de ideias, saberes e conhecimentos entre os participantes. Divididos em 4 eixos os trabalhos foram apresentados na OCA, Ocupação Coletiva de ArteirXs, espaço Coletivo de Vivência autogestionária e cultura Libertária durante a manhã e a tarde.

Inicialmente pensado para ser realizado no interior do prédio, o belo sol da manhã convidou a todXs para que as apresentações fossem realizadas no lado de fora.

Destacamos aqui alguns dos trabalhos apresentados:

Eixos: Memória e História da Educação Libertária e Teorias da Educação Libertária, ciência, questões de gênero e movimentos sociais.

• “Anarquismo e Educação em Rio Grande (1918-1927): Educação de, para e pelos trabalhadores” (Francisco Vargas, Gabriela Caceres, Rita de Cássia Grecco-RS).

• “Anarquismo e ciência nos livros da Escola Moderna de Barcelona” (Rodrigo Rosa, Fac. Educação -USP).

• “Práticas de leitura e autodidatismo no anarquismo argentino” (Eduardo Augusto de Souza Cunha-USP/São Paulo).

• “A mulher na perspectiva da educação libertária” (Tasciele Feltrin- UFSM, Santa Maria).

• “O ensino de ciências na Pedagogia racional Libertária” (Fernanda Monteiro UFSM/Santa Maria).

Na parte da tarde mais um conjunto de trabalhos foram apresentados trabalhos ainda dos eixos história e questões de gênero e teorias e práticas contemporâneas.

• “As mulheres no jornal anarquista ‘Nosso Verbo’ de Rio Grande- RS (1919-1921) (Juliana Pino- FURG).

• “Por uma educação anti-antropoceno: contribuições anarquistas para uma educação sócio-ambiental” (Rodolpho Jordano- Rio de Janeiro).

• “Para além do usuário de drogas: a instauração de processos clínicos-educacionais autônomos em saúde” (Leonardo Kozoroski Oliveira- UFSM, Santa Maria).

Na noite fria de quinta (19/05) aquecidos por uma fogueira realizamos a Roda de Conversa sobre Educação Nômade e Pós escolarização com Guilherme Schoreder , “Gui Sch” ,sociólogo e mestrando em Educação na UFRGS em Filosofia da Diferença.

No último dia, 20/05, realizamos a oficina “Laboratório de Ação Direta, na OCA e a tarde a Mesa de Experiências de Espaços e Coletivos Autônomos de vivências e Educação Libertária onde tivemos a presença dos Coletivos: Biblioteca José Saúl – Okupa 171 (Pelotas/RS); Ocupação Coletiva de ArteirXs- OCA (Pelotas/RS); Coletivo Editora Biblioteca Terra Livre (São Paulo/SP); Coletivo Editora Deriva (Porto Alegre/RS); Coletivo Luneta (Sapiranga/RS); Okupa Pandorga e Coletivo Semente (Porto Alegre/RS).

Encerramos nossa 1ª Jornada de Educação Libertária de Pelotas com uma “Hora Feliz” na Okupa 171, confraternizando com deliciosas bebidas e comidas veganas dXs compas da Okupa.

Parabenizamos a todXs que viabilizaram essa Jornada, a primeira de muitas que queremos construir.

Saúde e Anarquia para todXs e até a próxima.

[1] http://diariodamanhapelotas.com.br/site/educacao-libertaria-aprender-com-a-acao-direta-autogestao-e-apoio-mutuo/#share

Fonte e mais fotos: http://libertariosufpel.blogspot.com.br/2016/05/memoria-e-registros-da-1-jornada-de.html

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/05/25/pelotas-rs-lancado-numero-zero-da-revista-digital-de-educacao-libertaria-periscopio/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/03/29/1a-jornada-de-educacao-libertaria-de-pelotas-rs-a-educacao-de-anarquistas-ontem-e-hoje/

Mais fotos:

agência de notícias anarquistas-ana

Anoitece
Atrás da colina
O sol adormece

RôBrusch