Em uma rua pouco movimentada, próximo da rodovia interestadual, encontra-se o edifício onde a famosa anarquista teve uma sorveteria.
Emma Goldman é lembrada como uma ativista política e escritora e uma das figuras mais importantes do movimento anarquista norte-americano e europeu no início do século XX. Ela se dedicou de forma a promover a revolução na qual acreditava que libertaria a classe trabalhadora de suas lutas. Foi também uma das bravas primeiras ativistas em favor da libertação das mulheres e da libertação sexual, de forma geral.
Um capítulo pouco conhecido da vida de sua vida é, no entanto, o tempo que passou vendendo sorvetes em um comércio em Worcester, Massachusetts, onde também morou por um período.
É um fato pouco conhecido de que em 1892, no início do desenvolvimento de sua carreira como agitadora anarquista, Goldman morou em Worcester (Massachusetts) junto com o seu parceiro e co-conspirador, Alexander Berkman (que praticaria, naquele mesmo ano, uma tentativa de assassinato contra o conhecido assaltante Henry Clay Frick, pelo qual foi condenado a 14 anos de prisão). Enquanto morava lá, ela era dona e trabalhava em uma sorveteria na Winter St, perto do que agora é o I-290.
Os seus biógrafos dizem que enquanto vendia sorvete na sua loja, ela morava com Berkman mais ou menos a um quarteirão de distância, na 45 Winter St, no coração do que era então o bairro judeu da cidade. Esse prédio já não existe mais, foi demolido muito recentemente por conta de um programa de revitalização, mas a loja ainda permanece no local. Visualmente falando, não são locais muito atraentes. Entretanto, se um viajante curioso passa pelo centro de Massachusetts através da I-90, vale fazer um desvio por Worcester para investigar um capítulo obscuro da extraordinária vida de Emma Goldman.
Fonte: http://www.atlasobscura.com/places/site-of-emma-goldmans-ice-cream-shop
Tradução > VizualWatcher
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/10/06/espanha-emma-goldman-sonhos-de-liberdade/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2012/06/26/eua-o-que-faria-a-emma-goldman/
agência de notícias anarquistas-ana
Borboletas brincam
Entre os canteiros de flores
Manhã de Domingo
Luci Tiho Ikari
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!