Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2017 / Outubro / 03 / [Espanha] Lançamento: “Fuera de la ley. Vol.2. Pistoleros, revolucionarios y noctámbulos. Los bajos fondos en España (1924-1936)”

[Espanha] Lançamento: “Fuera de la ley. Vol.2. Pistoleros, revolucionarios y noctámbulos. Los bajos fondos en España (1924-1936)”

By A.N.A. on 3 de Outubro de 2017

espanha-lancamento-fuera-de-la-ley-vol2-pistoler-1

A luta era corpo a corpo, a punhaladas mas também com a star [pistola]. Cada semana, explosões e tiroteios. Nos bairros baixos, autênticos abismos nas cidades de todo o país, se consumia morfina e se apurava a noite em cabarés e tabernas para a gente de “mal viver”, como o travesti e misterioso anarquista Flor de Otoño, que compartilha seu copo de vinho com bandidos, apaches e agentes do submundo, enquanto não passava semana em que não se falasse da iminência de um levantamento ou de uma insurreição armada. Os jornalistas, muitos deles disfarçados de delinquentes, se mesclavam entre as hostes do “Ejército del Crimen” para logo contar o vivido. A polícia havia declarado a guerra ao meliante, mas por agora perdia a partida. Em quase todas cidades sucedia o mesmo: luz junto a obscuridade, suposta modernidade junto a pobreza. Os baixos fundos, antes conhecidos como os bairros “tenebrosos”, se dispersavam em grandes territórios sem lei. O cenário era o de um labirinto asfixiante. Podridão e fedor, horror e miséria, mas também portas abertas com corredores mal iluminados, ruído surdo de gritos e guitarras, golpes de procedência incerta, bailes ferozes. Tudo isso que a Espanha pretendidamente decente e as pessoas da ordem queriam ocultar, destruir, camuflar: o país dos fora da lei.

“Fuera de la Ley (vol. 2). Pistoleros, revolucionarios e noctámbulos. Los bajos fondos en España (1924-1936)” é o retrato único dos baixos fundos da Espanha por meio de uma ingente documentação e arquivo fotográfico que descobre um país que surpreende e emociona. Começa com a proclamação da ditadura de Primo de Rivera e conclui com o golpe de Estado fascista. Em meio, uns intensos anos nos quais nosso país se viu sacudido uma e outra vez pela audácia de bandas de pistoleiros, dinamiteiros, ladrões que imitavam ao legendário Fantômas ou que entravam em joalherias e bancos através dos esgotos.

Book-trailer: https://vimeo.com/231408325

Fuera de la ley. Vol.2. Pistoleros, revolucionarios e noctámbulos. Los bajos fondos en España (1924-1936)

a Felguera Editores, Colección Memorias del subsuelo, 43. Madrid 2017

544 págs. Rústica 24×17 cm

ISBN 9788494619779

23.00€

lafelguera.net

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/10/03/espanha-lancamento-fora-da-lei-quadrilha-anarquistas-bandoleiros-e-apaches-os-delinquentes-na-espanha-1900-1923/

agência de notícias anarquistas-ana

barro já seco
por pegadas de sapato
passeiam formigas

Jorge B. Rodríguez

Compartilhe:

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Espanha, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários