O Editorial Apátrida faz uma ampla convocação para participar do primeiro número de sua revista. A temática principal girará em torno dos cem anos da experiência revolucionária na Rússia de 1917.
Historicamente se fez passar o capitalismo de Estado como socialismo, onde se arrastou o proletariado a assumir e defender interesses que lhe são alheios: o da burguesia, no marco da realização de tarefas democrático-burguesas (tara que arrasta a Esquerda do Capital até os nossos dias).
Ante o fracasso do capitalismo de Estado, que mostrou seus limites, demonstrando que não tem relação alguma com o processo de emancipação até o comunismo ou à anarquia, que ensinamentos podemos tirar? É possível considerar o capitalismo de Estado como socialismo? Que tipo de socialismo construir? As perspectivas estatistas são factíveis? Existe um capitalismo ao qual se pode apelar? Que tarefas e lições podemos tirar de dita experiência?
Considerando que a tarefa do movimento revolucionário atual é acabar com o capitalismo e não reformulá-lo, seu trabalho teórico e prático não deve se limitar a uma simples denúncia, mas como uma forma de preparação para o enfrentamento inevitável.
Portanto, é necessário avaliar e reflexionar criticamente o significado da revolução russa e suas consequências, aprendendo de seus erros e acertos para a luta revolucionária na atualidade. Assim também, tirar lições para romper e desbaratar os mitos e lendas que se construíram e garantiram, durante décadas, tanto a Direita quanto a Esquerda do Capital.
Mitos e lendas que realçaram e priorizaram certas personalidades como Lênin, Trotsky, Stálin e os bolcheviques, por parte da história oficial, estatista e nacional, deixando de lado outras minorias revolucionárias como os socialistas revolucionários e/ou maximalistas, comunistas e anarquistas.
Assim mesmo, com essa revista buscamos abrir espaços de debates e trocas de ideias visando buscar a coesão de diversas iniciativas e projetos de transformação social.
Os/As convidamos então para escrever nesta revista.
Características dos trabalhos a enviar
Artigos:
• Extensão máxima de 15 páginas (incluindo resumo, notas e bibliografia).
• Os trabalhos deverão ter um resumo com palavras chave (5 no máximo) e uma breve nota biográfica do autor (5 linhas no máximo) que inclua e-mail e ou link do Facebook.
• Formato Word, letra Times New Roman 12, entrelinhas de 1,5.
• As notas e referências tamanho 10.
Resenha de livros:
• Extensão máxima de 3 páginas. Deverá incluir os detalhes do livro (autor, título, cidade, ano e número de páginas).
• Incluir uma breve nota biográfica do autor (5 linhas no máximo) que inclua correio eletrônico ou link do Facebook.
• Formato Word, letra Times New Roman 12, entrelinhas de 1,5.
• Os trabalhos deverão ser enviados à Fanpage do Editorial: facebook.com/EditorialApatrida/
• Última data de envio dos trabalhos: 31 de Outubro de 2017.
Editorial Apátrida
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
o infinito
em meus versos medidos
enfim, contido
Rosana Hermann

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!