O Editorial Apátrida faz uma ampla convocação para participar do primeiro número de sua revista. A temática principal girará em torno dos cem anos da experiência revolucionária na Rússia de 1917.
Historicamente se fez passar o capitalismo de Estado como socialismo, onde se arrastou o proletariado a assumir e defender interesses que lhe são alheios: o da burguesia, no marco da realização de tarefas democrático-burguesas (tara que arrasta a Esquerda do Capital até os nossos dias).
Ante o fracasso do capitalismo de Estado, que mostrou seus limites, demonstrando que não tem relação alguma com o processo de emancipação até o comunismo ou à anarquia, que ensinamentos podemos tirar? É possível considerar o capitalismo de Estado como socialismo? Que tipo de socialismo construir? As perspectivas estatistas são factíveis? Existe um capitalismo ao qual se pode apelar? Que tarefas e lições podemos tirar de dita experiência?
Considerando que a tarefa do movimento revolucionário atual é acabar com o capitalismo e não reformulá-lo, seu trabalho teórico e prático não deve se limitar a uma simples denúncia, mas como uma forma de preparação para o enfrentamento inevitável.
Portanto, é necessário avaliar e reflexionar criticamente o significado da revolução russa e suas consequências, aprendendo de seus erros e acertos para a luta revolucionária na atualidade. Assim também, tirar lições para romper e desbaratar os mitos e lendas que se construíram e garantiram, durante décadas, tanto a Direita quanto a Esquerda do Capital.
Mitos e lendas que realçaram e priorizaram certas personalidades como Lênin, Trotsky, Stálin e os bolcheviques, por parte da história oficial, estatista e nacional, deixando de lado outras minorias revolucionárias como os socialistas revolucionários e/ou maximalistas, comunistas e anarquistas.
Assim mesmo, com essa revista buscamos abrir espaços de debates e trocas de ideias visando buscar a coesão de diversas iniciativas e projetos de transformação social.
Os/As convidamos então para escrever nesta revista.
Características dos trabalhos a enviar
Artigos:
• Extensão máxima de 15 páginas (incluindo resumo, notas e bibliografia).
• Os trabalhos deverão ter um resumo com palavras chave (5 no máximo) e uma breve nota biográfica do autor (5 linhas no máximo) que inclua e-mail e ou link do Facebook.
• Formato Word, letra Times New Roman 12, entrelinhas de 1,5.
• As notas e referências tamanho 10.
Resenha de livros:
• Extensão máxima de 3 páginas. Deverá incluir os detalhes do livro (autor, título, cidade, ano e número de páginas).
• Incluir uma breve nota biográfica do autor (5 linhas no máximo) que inclua correio eletrônico ou link do Facebook.
• Formato Word, letra Times New Roman 12, entrelinhas de 1,5.
• Os trabalhos deverão ser enviados à Fanpage do Editorial: facebook.com/EditorialApatrida/
• Última data de envio dos trabalhos: 31 de Outubro de 2017.
Editorial Apátrida
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
o infinito
em meus versos medidos
enfim, contido
Rosana Hermann
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!